CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Prefeito 15/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA Segunda Edição do Natal Solidário foi realizado na praça Davi Alves Silva.

Na manhã desta quinta-feira (15) foi realizado a primeira etapa da Segunda Edição do Natal Solidário de Vila Nova dos Martírios, na Praça Davi Alves Silva. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Agricultura, onde é realizado a distribuição de frangos caipirão e refrigerantes para a população.

O prefeito Jorge Vieira esteve presente nas entregas, acompanhado da vice-prefeita, Dona Maurinha. As Secretárias de Assistência Social, Genne Kelly Ferraz e Secretária de Saúde, Lana Amaral. Os Secretários de Agricultura Paulo da Madeira, Secretario de Infraestrutura Elson Gomes Meikilo, Secretário de Meio Ambiente Manoel Bonfim. Os vereadores Ranieri Pinto e Josimar, do Ouro também estiveram presentes prestigiando as entregas.

Esse momento de confraternização e distribuição de frangos e refrigerantes, visam proporcionar um natal com mais fartura na mesa do vilanovense.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 02/12/2022 GABINETE DO PREFEITO O Prefeito Jorge Vieira assina Termo de Cooperação Técnica do Projeto "Registro para Todos" em São Luís

Nesta semana o Prefeito Jorge Vieira esteve na cidade de São Luís para participar da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Projeto ''Registro para Todos'' realizada no auditório do Fórum de São Luís, que é uma parceria firmada entre o Judiciário e o Executivo para regularização fundiária de 73 municípios que participam deste projeto.

A iniciativa do projeto ''Registro para Todos'' é uma iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CCJ-MA), em parceria com a Famem, com o objetivo de promover o direito à moradia aos maranhenses que vivem em áreas ocupadas irregularmente.

O prefeito Jorge Viera já tem uma equipe de regularização fundiária trabalhando no município desde do meio do ano, fazendo um levantamento é regularizando a situação dos vilanovenses de forma totalmente gratuita. Desta forma, todos os moradores do nosso município terão direito a moradia devidamente documentada.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 25/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E PESCA Prefeito Jorge Vieira distribui sementes para pequenos produtores rurais.

Na manhã desta sexta-feira (25) o prefeito Jorge Vieira acompanhado do vereador Josimar do Ouro, estiveram na Secretaria de Agricultura para distribuir sementes de arroz, feijão e milho para pequenos produtores rurais de Vila Nova dos Martírios.

Essas sementes foram adquiridas graças aos esforços do Secretário de Agricultura, Paulo da Madeira que tem sido contante nos pedidos de insumos para melhorar a vida dos produtores vilanovenses.

A distribuição dessas sementes é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado através do Programa Mais Sementes e Mudas.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 15/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura fecha parceria com o Banco do Nordeste para realizar regularização de débitos com até 80% de desconto

A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios através da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda em parceria com o Banco do Nordeste realiza mutirão de regularização de débitos dos pequenos produtores rurais junto ao banco no município.

Vila Nova dos Martírios é o município com as mais altas taxas de inadimplências dos empréstimos realizados pelos produtores rurais junto ao Banco do Nordeste. Por essa razão, o diretor de agricultura familiar do município de Vila Nova dos Martírios, Rômulo Gama, se reuniu com o representante do Banco do Nordeste Gustavo Lira para negociar formas de pagamentos desses débitos dos produtores vilanovenses.

O resultado dessa reunião foi uma parceria entre Banco do Nordeste e município de Vila Nova dos Martírios com descontos de até 80% nos pagamentos dos débitos até o fim do ano.

Para mais informações, procure o diretor de agricultura familiar do município, Rômulo Gama na Sala do Empreendedor (SEBRAE) na Praça Davi Alves Silva em horário comercial e aproveite as vantagens das negociações dos débitos e regularize sua situação junto ao Banco do Nordeste e volte a usufruir das linhas de créditos para os pequenos produtores rurais para investir na sua produção.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 10/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Vila Nova dos Martírios realiza festa do Dia das Crianças

Nesta segunda-feira (10) a Praça Davi Alves Silva se encheu de crianças para uma grande festa em comemoração do seu dia.

No evento teve palhaços, cachorro-quente, refrigerantes, pipoca e muito mais. Também teve vários brinquedos para todos os gostos como pula-pula, escorrega e cama elástica. E claro, não podia faltar, distribuição de brinquedos para todas as crianças.

O prefeito Jorge Viera realizou o sorteio de brindes e bicicletas, além de participar do espetáculo circense e interagia com as crianças durante toda a festa.

A Secretária de Educação Geovannya Vianna e sua equipe foram responsáveis pela entrega dos brinquedos, além de uma comemoração individual em cada escola. O que proporciona a todas as crianças não somente a comemoração de um dia, mas uma semana de homenagens e brincadeiras que estimula essas crianças valorizem e aproveitar essa fase da vida tão especial que é a infância.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 23/09/2022 GABINETE DO PREFEITO Vila Nova dos Martírios adere ao Projeto "Justiça de Todos" com visita de magistrado responsável

Nesta quinta-feira (22) o Dr Antônio Martins de Araújo, juiz Titular da Comarca de Itinga- MA, respondendo pela Comarca de São Pedro da Água Branca -MA e Termo Judiciário de Vila Nova dos Martírios -MA, acompanhado da Secretária Judicial Samilde Mendo, realizou inspeção Ordinária na Serventia Extrajudicial e Delegacia de Polícia no termo judiciário de Vila Nova dos Martírios.

O magistrado foi recepcionado pela controladora geral do município de Vila Nova dos Martírios, Antonieuda Araújo e a ouvidora municipal Leila Pereira Rodrigues de Azevedo. Na oportunidade verificou as instalações da Sala de acesso digital do Projeto "Justiça de Todos", que consiste na disponibilização de sala para realização de audiência por videoconferência, consulta processual e atendimento junto ao balcão virtual.

A sala de acesso tem objetivo de garantir e ampliar o acesso ao judiciário às pessoas do município, que e termo de São Pedro da Água Branca e foi instalada na sala Prefeitura de Vila Nova dos Martírios por meio de Termo de cooperação Técnica.

#Prefeito 07/09/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito @jorgevieiravilanova comemora o Bicentenário do Brasil acompanhado de autoridades do município.

A Semana da Pátria, organizado pela Secretária de Educação @geovannyaviana_oficial, Secretário de Planejamento e Finanças Marcelo Cláudio Gomes e o Secretário de Infraestrutura @elson.gomes007 teve seu encerramento na Praça Davi Alves Silva depois de um belíssimo desfile com participação das escolas municipais com recorde de público.

Parabéns ao emprenho de toda equipe da @semedvnova em especial aos diretores, professores e pais de alunos que fizeram um desfile em comemoração ao Bicentenário do Brasil inesquecível para Vila Nova dos Martírios.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 01/09/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Viera com o Secretário Sebastião Madeira inaugura Orla do Mizinho

Neste sábado (01) o prefeito Jorge Viera, acompanhado das principais lideranças do município de Vila Nova dos Martírios, recebeu a comitiva do Governo do Estado do Maranhão composto pelo Secretário Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira e o Presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão - AGEMSUL Jonas Alves.

O Objetivo da visita ao município foi a inauguração da obra do Governo do Estado em Parceria com o município Vila Nova dos Martírios, a Orla do Mizinho.

Seu Mizinho foi um cidadão que fez grandes contribuições para política e a sociedade vilanovense, até o último dia de sua vida. Uma justa homenagem ao espaço que é mais um sonho realizado pelo prefeito Jorge Viera para melhoria da qualidade de vida do povo de Vila Nova dos Martírios.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 28/08/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Viera responde ao Censo demográfico 2022

O Prefeito Jorge Vieira acompanhado da Secretária Municipal de Saúde e primeira dama Dra. Lana Amaral receberam nesta quinta-feira (25) na sua residência (Fazenda Rancho das Américas) os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Lucas Eduardo de Almeida Silva e Marcos Henrique Nunes Costa para responderem ao questionário do Censo Demográfico do IBGE de 2022.

Participe você também, receba a equipe do IBGE na sua residência e responda ao questionário. É rápido, seguro, não implica na perca de nenhum benefício do Governo Federal, os recenseadores estão devidamente uniformizados e você contribui para a contagem demográfica do nosso município é outras informações relevantes para elaborar um mapa real e atualizado de Vila Nova dos Martírios.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 25/08/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Vila Nova dos Martírios inicia processo de regularização fundiária urbana

O prefeito Jorge Vieira designou uma equipe de trabalhadores para visitar os imóveis sem títulos no município e fazer o processo de regularização, de forma gratuita para todos os vilanovenses.

A equipe de regularização fundiária urbana está trabalhando atualmente no bairro São Geraldo e vai se expandir para todo o município. Este trabalho vai proporcionar aos moradores a titulação definitiva dos imóveis aos seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana.

O prefeito Jorge Vieira está compromissado em dar qualidade de vida e garantir os direitos a todos os vilanovenses. Por isso, receba bem a equipe de regularização fundiária urbana e qualquer dúvida procure a prefeitura de Vila Nova dos Martírios.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Dia Histórico!

O prefeito da Educação, Jorge Vieira, dá largada mais uma vez ao antecipar o pagamento do mês de junho e ao pagar 1/3 de férias do Grupo Ocupacional do Magistério com referência em 45 dias de férias em continuidade à política de valorização do Servidor Municipal.

Todos Por Uma Educação Melhor

Por Uma Vila Nova Melhor

Título: Primeira Noite da Vila Junina com apresentação das escolas municipais.

Data: 24/06/22

Toda equipe da @semedvnova, os professores que se empenharam em mais uma atividade escolar é principalmente aos pais que fizeram uma parceria eficiente com o corpo docente de cada escola para fazer essas apresentações lindas na Vila Junina, nossos parabéns.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 17/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Reunião discute problemas de moradores com fornecimento de energia elétrica em Vila Nova dos Martírios

Uma reunião foi convocada nesta sexta-feira (17), pela Associação de Moradores do Varjão da Sapucaia, na Praça Davi Alves Silva, para a Empresa Equatorial Energia falar sobre a decisão judicial de retirada de equipamentos e desligamento de energia elétrica. A reunião aconteceu sem a presença de representantes da empresa.

Participaram da reunião, além dos moradores do Varjão do Sapucaia, os moradores do Varjão dos Traíras e outros moradores de São Pedro da Água Branca, que também estão afetados pela decisão judicial.

O Prefeito Jorge Vieira participou da reunião, acompanhado de todos os vereadores de Vila Nova dos Martírios, da prefeita de São Pedro da Água Branca, Marilia, do presidente da Câmara de vereadores de São Pedro da Água Branca e de secretários. Advogados dos dois municípios e da Associação de moradores do Varjão da Sapucaia também estiveram presentes.

O microfone foi aberto para a fala das autoridades do Executivo, Legislativo, Secretários e, principalmente, para os moradores, que explicaram a situação.

Os advogados tiraram as dúvidas da comunidade e ficou decidido que os dois municípios, juntamente com os moradores, vão se mobilizar para estudar o processo e continuar tentando um contato com a Empresa Equatorial, na busca por uma solução definitiva para os problemas.

#PorUmaVilaNovaMelho

#Prefeito 30/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Marinha realiza inscrições de embarcações de Vila Nova dos Martírios

A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios, em parceria com a Marinha do Brasil e com o vereador Van Leite, tem realizado atendimentos aos barqueiros da região, sem necessidade de deslocamento para a Capitania dos Portos.

Já foram realizados mais de setenta (70) atendimentos, vinte e seis (26) pedidos de inscrição de Embarcações e treze (13) renovações de Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), a carteira de aquaviário.

O Título de Inscrição de Embarcação (TIE) é o documento expedido que certifica o cadastramento e atribuição do nome, número de inscrição e características principais, como área de navegação, arqueação bruta, calado e outros.

Essas ações in loco beneficiam os barqueiros que são atendidos no seu próprio município, diminuindo assim os gastos e garantindo mais segurança para os barqueiros e aos passageiros, que aumentam significativamente nesta época do verão.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 05/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Vila Nova dos Martírios realiza Dia das Mães com Show de Prêmios

A homenagem do Dia das Mães, em Vila Nova dos Martírios, foi antecipada para esta quinta-feira (5). O "Dia das Mães com Show de Prêmios" foi realizado na Praça Davi Alves Silva, com o sorteio de 78 prêmios, entre eles: geladeiras, fogões, Tanques de lavar roupa, smart TV's e muitos outros eletrodomésticos, além de produtos de beleza.

O prefeito Jorge Vieira e a Secretária de Saúde, Lana Amaral, comandaram o sorteio, contando com o auxílio da Secretária de Assistência Social, Genne Kelly Ferraz, e o Secretário de Infraestrutura, Elson Gomes Meikilo, que organizaram o evento.

Os vereadores Dorisel Sousa, Isac Soares, Josimar do Ouro e Ranieri Pinto também estiveram presentes na grande festa, ajudando na entregar das premiações. As mães vilanovenses compareceram em peso a mais um evento de sucesso da gestão do Prefeito Jorge Vieira.

#Prefeito 28/04/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Viera é sua comitiva participa da XXIII Marcha de Brasília em Defesa dos Municípios

O Prefeito Jorge Vieira, o Secretário de Infraestrutura Elson Gomes Meikilo, o Secretário de Cultura Ricardo Socorrão, e os nove vereadores e vereadoras da Câmara de Vila Nova dos Martírios participaram da XXIII Marcha de Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre os dias 25 e 28 de abril.

Realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o maior evento municipalista traz este ano o tema: "Município: o caminho para um Brasil melhor".

O objetivo deste grande encontro de lideranças é discutir melhorias para os municípios, sem descartar as especificidades de cada um deles, e levar essas reivindicações em conjunto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. As autoridades entendem que com essa ação existe maior possibilidade de ser executada.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 23/04/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Vieira entrega cadeira de rodas no Bairro São Geraldo

Nesta quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, o prefeito Jorge Vieira fez a entrega de uma cadeira especial para o pequeno Pedro Henrique Silva Nascimento, morador do bairro São Geraldo. O prefeito estava acompanhado da Secretária de Assistência Social e Cidadania, Genne Kelly Ferraz, da Secretária de Saúde, Lana Amaral, do Secretário de Infraestrutura, Elson Gomes Meikilo, do Secretário de Cultura, Ricardo Socorrão, e do vereador Josimar do Ouro.

A cadeira foi adquirida por meio da Secretaria de Assistência Social, que cuidou de todos os detalhes para que a criança recebesse uma cadeira adequada para sua idade e tamanho, feita sob medida.

Essa cadeira vai dar qualidade de vida para Pedro e sua família, pois facilita suas atividades de rotina, inclusive ir à escola, pois Pedro, mesmo com ajuda das cuidadoras, assistia aula deitado no chão em cima de um colchão. Agora será possível assistir aula sentado como todas as outras crianças, aumentando a interação entre elas, dando oportunidade de inclusão social.

"Só tenho a agradecer a oportunidade que Deus me deu de ser gestor da nossa querida Vila Nova porque minha missão é para ajudar o nosso povo. Minha maior satisfação é poder contribuir para fazer a felicidade daqueles que mais precisam", finaliza o prefeito Jorge Vieira.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 20/04/2022 GABINETE DO PREFEITO Reunião Ordinária da Comissão Intergestora da Regional de Saúde de Açailândia é realizada em Vila Nova dos Martírios

O prefeito Jorge Vieira e a Secretária de Saúde Lana Amaral recepcionaram, nesta quarta-feira (20), os Secretários e Secretárias que compõem a regional de Saúde de Açailândia, acompanhados de suas equipes técnicas.

A Regional de Saúde de Açailândia é composta por oito municípios, sendo eles: Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

A finalidade da reunião foi tratar sobre as demandas de saúde dos municípios, compartilhar experiências, as metas alcançadas e propor ações de melhoria no atendimento aos pacientes da regional.

"Fico muito feliz em contar com a presença de todos vocês e mais feliz ainda em ver que nossa parceria tem gerado resultados positivos para nosso povo, com nossa regional sempre se destacando no alcance de metas ao nível estadual" finalizou o prefeito Jorge Vieira.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 19/04/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Vieira participa de Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Vila Nova dos Martírios realizou, nesta terça-feira (19), a primeira Sessão Itinerante do ano, iniciando pelo Povoado de Marcolândia.

A sessão aconteceu na quadra Poliesportiva do Povoado, onde o Prefeito Jorge Vieira falou com a população e detalhou os trabalhos desenvolvidos para melhoria do município e do povoado.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 04/04/2022 GABINETE DO PREFEITO O 17º Enduro de Vila Nova dos Martírios, Trilha dos amigos é sucesso de pulico no fim de semana.

A programação teve show de manobras, Trilha Cor de Rosa, a única trilha feminina na região, som automotivo além da Carreta Treme Trem, o maior automotivo do mundo.

O prefeito Jorge Vieira prestigiou o evento mesmo estando em um pós operatório é o público abraçou tanto o evento quando o gestor.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 15/03/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Viera prestigia lançamento do LabCim

Nessa terça-feira (15), o Prefeito Jorge Vieira e uma comitiva composta pelos Secretários Meikilo, Ricardo Socorrão, Geovannya Viana e o presidente da Câmara de Vereadores de Vila Nova dos Martírios, João Fredson, foram recepcionados pelo Diretor Geral do Consórcio Intermunicipal Multimodal - CIM, Max Andrade, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde ocorreu o evento de lançamento do LabCim, que é uma parceria entre a UFMA, VALE, Fundação Sousândrade e CIM.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 23/02/2022 GABINETE DO PREFEITO Ajuste salarial de 33,24%

O Prefeito Jorge Vieira sancionou reajuste salarial de 33,24% para profissionais da educação e 10,18% para servidores efetivos (concursados) de Vila Nova dos Martírios.

A gestão do Prefeito Jorge Vieira valoriza os servidores públicos e tem trabalhado diariamente para oferecer melhores condições, qualificações e remunerações dignas para todas e todos os vilanovenses.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 18/02/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Vieira anuncia pagamento de reajuste de 33,24% do piso dos profissionais da Educação de Vila Nova

A Prefeitura Municipal pagará o reajuste de 33,24% definido pelo Governo Federal para o Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) retroativo a janeiro. A decisão é anunciada hoje pelo Prefeito Jorge Vieira, após agenda de reuniões com as secretarias de Educação, Planejamento, Finanças e Gestão Pública, Controladoria-Geral e Transparência Pública, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino e no Serviço Público Municipal de Vila Nova dos Martírios-Maranhão/STEESVINOMAR, e a Procuradoria-Geral do Município. As reuniões ocorreram durante os meses de janeiro e fevereiro.

Quando os debates sobre o percentual e a forma de pagamento surgiram, o Prefeito Jorge Vieira determinou um estudo às áreas relacionadas à demanda em caráter de urgência, considerando ser uma prioridade para o governo.

Hoje, ele comentou que a decisão do Governo Municipal faz justiça ao empenho dos profissionais do magistério e que mantém uma política de valorização da Educação que já vem sendo praticada pela gestão, e que pode ser observada não somente no que se refere ao pagamento da remuneração dentro da competência, sem atrasos, mas também é notável a organização e o comprometimento com que o trabalho da Educação tem sido desempenhado na gestão Jorge Vieira, objetivando uma valorização integral dos servidores públicos, anunciando o maior aumento salarial desde a emancipação política do Município de Vila Nova dos Martírios.

#Prefeito 17/01/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Viera continua mobilização para ajudar atingidos pela enchente

Desde do início das chuvas, no município de Vila Nova dos Martírios, que o prefeito Jorge Viera mobilizou toda a estrutura da prefeitura para atender os afetados pelas enchentes do Rio Tocantins. A Secretaria de Assistência, comandada pela Genne Kelly Ferras, está fazendo o trabalho de distribuição de cestas básica, água potável e aluguel social para todos os que estão precisando.

O Secretário de Infraestrutura, Elsom Gomes Meikilo, está responsável por toda parte de logística dos atendimentos, fazendo o transporte das pessoas e seus pertences, com carros, barcos e homens que estão trabalhando exclusivamente para a retirada das famílias das áreas alagadas do município.

O Corpo de Bombeiro tem sido um parceiro na operação de resgate, dando orientação e ajudando na confecção de relatórios, planejando ações de resgate junto aos secretários responsáveis e no atendimento das pessoas que sofreram acidentes nas águas, com ataques de cachorros, arraias, "poraquê" (peixe-elétrico), sangue sugas e acamados. O treinamento dos bombeiros faz toda diferença no atendimento as vítimas.

"Meu povo, toda a equipe está trabalhando para atender todos vocês. Não está fácil o transporte das áreas alagadas até a área seca, mas com fé em Deus e na esquipe que está a frente dos resgates, vai dar tudo certo" finaliza o prefeito Jorge Vieira.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 11/01/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Vieira recepciona equipe aérea que vai prestar ajuda às famílias atingidas pelas enchentes

Nesta terça-feira (11), o prefeito Jorge Vieira recebeu o Comando Tático Aéreo -CTA, da Policia Militar, no Estádio Municipal onde o helicóptero pousou. A Secretária de Assistência Social, Genne Kelly Ferraz; o Secretário de Meio Ambiente Manoel Bonfim e o Secretário de Esportes, Chiquinho Pague Menos estiveram no local para recepcionar a equipe chefiada pelo piloto Ten Cel Aniel que fez um mapeamento da situação das pessoas que moram no bairro Varjos, em Vila Nova dos Martírios.

O Secretário de Infraestrutura e Secretário de Agricultura também estão fazendo o trabalho de traslado de pessoas e animais desde o início da cheia dos rios. A Secretária Genne Kelly Ferraz está fazendo o trabalho de levantamento e cadastramento das famílias atingidas pelas águas das enchentes provocadas pelas fortes chuvas, que tem atingido nosso município.

O Prefeito Jorge Vieira finaliza dizendo que é um dever de todos prestar assistência às famílias atingidas pelas águas "estamos vivendo uma situação muito triste e que, infelizmente, foge do nosso controle, água é força da natureza. O que podemos fazer agora é, como cidadãos e principalmente como gestor do município, nos colocar à disposição para ajudar quem precisa. Eu agradeço a excelente equipe que tenho, onde todos estão à disposição para ajudar nosso povo nesse momento de necessidade. Até a Policia Militar apareceu para dar apoio, isso mostra que estamos todo engajados em ajudar nosso povo de Vila Nova".

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 10/01/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura faz reunião de emergência com secretarias para planejar atendimento às famílias atingidas pelas enchentes

Nesta manhã de segunda-feira (10), o Secretária de Meio Ambiente, Manoel Bonfim; o Secretário de Agricultura, Paulo da Madeira; o Secretário de Infraestrutura, Elson Gomes Meikilo e a Secretária de Assistência Social, Genne Kelly Ferraz, se reuniram para tratar dos casos das famílias atingidas pelas enchentes no município.

No início das chuvas, todas as Secretarias já estiveram no local para dar assistência aos moradores que desejaram sair do local. Foi feita a mudança e o traslado de animais domésticos de todos que optaram por sair das áreas alagadas ainda no início das cheias. Com o aumento das chuvas, o nível das águas subiu e mais famílias estão desabrigadas. A dificuldade agora é encontrar uma maneira de tirar essas famílias de locais onde carro não entra, principalmente as famílias que não quiseram sair no primeiro momento e agora estão em locais com acesso dificultado.

Os Secretários estão elaborando formas de realizar uma força-tarefa em conjunto, para retirar essas famílias dos locais alagados e abrigar quem não tem outra moradia no município. Todos receberam assistência, tanto no transporte como na distribuição de cestas básicas, que está sendo feita por meio da Secretaria de Assistência Social.

O prefeito Jorge Viera reafirma a disposição de todas as secretarias para ajudar a resolver o problema dessas famílias. "Estamos em uma situação difícil, muitos prejuízos, muitos transtornos, mas eu e todos os Secretária de Vila Nova estamos à disposição para ajudar nosso povo".

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 23/11/2021 GABINETE DO PREFEITO Obras por toda a cidade marcam aniversário de 27 anos de Vila Nova dos Martírios

Vila Nova dos Martírios faz 27 anos com muitos motivos para comemorar. Na Infraestrutura, a gestão do prefeito Jorge Vieira já restaurou 72 quilômetros de estradas vicinais, beneficiando diretamente todos os cinco povoados do município. A secretaria ainda construiu seis pontes e restaurou outras nove, melhorando todos os acessos da cidade. Ao todo, a prefeitura de Vila Nova instalou 600 lâmpadas de LED somente na primeira etapa de restauração da iluminação pública. A limpeza urbana e a coleta de lixo seguem um calendário fixo, deixando o morador mais à vontade para descartar seu lixo no dia certo. As obras na lagoa, no portal da cidade e na pista de cross seguem a todo vapor. Essas obras vão dar uma cara nova para Vila Nova.

"Estamos mudando a cara de Vila Nova. A limpeza, os reparos e obras por toda cidade e nos povoados. E não só a estética da cidade, as estradas são fundamentais para os produtores escoarem a produção, melhorando a economia da cidade" relata o secretário de Infraestrutura Meikilo.

Na Educação, a gestão de Jorge Vieira, em tão pouco tempo, reformou as escolas Duque de Caxias, Futuras Gerações, Pequeno Príncipe e em breve a Escola Humberto de Campos também será reformada. A secretaria de educação distribui mensalmente mais de 68 mil refeições para as cinco escolas do fundamental que voltaram ao ensino presencial. Na pandemia, os alunos e alunas receberam sua alimentação em casa, garantindo a segurança alimentar desses estudantes. Além do mais, na gestão Jorge Vieira os professores e professoras de vila nova participaram de diversas formações que ajudaram a melhorar seu desempenho.

"A educação tem sido um desafio. Além da pandemia da Covid-19, pegamos o município com salários atrasados, estrutura físicas precárias, alunos fora da escola por falta de transporte e muito mais. Mas estamos conseguindo colocar tudo em ordem e dar uma educação de qualidade para todos os Vilanovenses" fala a secretária de Educação Geovannya Viana.

A Saúde de qualidade também é um compromisso do prefeito Jorge Vieira. Na Secretaria de Saúde, a gestão Jorge Vieira enfrenta com muita garra a pandemia do novo Coronavírus. Vila nova segue em primeiro lugar no ranking de vacinação da regional de Açailândia, diminuindo drasticamente o contágio da doença. Para garantir melhorias na estrutura, a Secretaria de Saúde tem ampliado o maquinário, com distribuição de freezers e geladeiras para os postos de saúde. Os beneficiários do Bolsa Família podem contar com a secretaria para a atualização cadastral, com pesagem e vacinação de toda a família.

"Nosso município tem se destacado na região por melhorar os atendimentos dos Vilanovenses. Conseguimos zerar todas as filas de espera, colocar atendimentos dentro do próprio município. Conseguimos atender mais pessoas com TFD, levar quem precisa para os atendimentos fora do município, avançar na vacinação e tantas outras coisas" comenta a secretária de saúde Lana Amaral.

Em todas as áreas a gestão Jorge Vieira está presente. No Esporte, os campeonatos de futebol e de motocross deixam a cidade mais atraente, levando moradores de outras cidades para movimentar Vila Nova. Na administração pública, a secretaria de Finanças garante os salários em dia, movimentando a economia e deixando o trabalhador tranquilo quanto ao seu pagamento.

"Graças a Deus, aos meus Secretários e suas equipes tenho conseguido cumprir minhas promessas de campanha. Estamos levando Vila Nova para o desenvolvimento e dando qualidade de vida a esse povo, que eu escolhi para amar e eles me escolheram para ajudá-los", destaca o prefeito Jorge Vieira.

As campanhas de conscientização, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul ajudam a amenizar os problemas dos vilanovenses. Parcerias também trazem novidades parar Vila Nova, como o polo da UEMASUL, o selo UNICEF contra exploração infantil e ainda o encontro adere que REUNE. São essas e outras iniciativas que fazem vila nova um lugar cada vez melhor.

#Prefeito 25/10/2021 GABINETE DO PREFEITO Conselheiros tutelares de Vila Nova dos Martírios fazem treinamento na OAB de São Luís

A Prefeitura de Vila Novas dos Martírios tem investido nos Conselheiros e Conselheiras tutelares do município, principalmente com formações e treinamentos. Desde o começo do ano, já foram realizadas várias ações em Vila Nova dos Martírios e na cidade de Imperatriz. Neste último fim de semana, os conselheiros e conselheiras participaram de uma formação, em São Luís.

O Encontro de Formação de Conselheiros (as) e ex- conselheiros (as) Tutelares deste ano teve como Tema: "Atribuições do Conselho Tutelar e suas Distorções". O evento aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, na capital.

Essas formações garantem mais embasamento teórico para complementar a experiência dos conselheiros e conselheiras tutelares de Vila Nova. Essas formações ainda ampliam os meios de defesa na hora dos atendimentos aos munícipes.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 08/09/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Vieira entrega brinquedos em comemoração ao dia das crianças em Vila Nova dos Martírios

Aconteceu nesta sexta-feira (08) a comemoração do Dia das Crianças na quadra poliesportiva, na praça Davi Alves Silva. Estiveram presentes o Prefeito Jorge Vieira, a primeira dama Lana Amaral, o Secretária do Cultura Ricardo Viana Socorão e os vereadores Josemar do Ouro e Dorisel Sousa. A festa teve o tema de circo e contou com a apresentação da Trupe de Habilidades Circense.

A festa tinha um parque para as crianças, além de distribuição de algodão doce, pipoca, sorvete e brinquedos. Ainda teve sorteios de brindes.

O Prefeito Jorge Vieira entrou na brincadeira e se uniu à Trupe interagindo com o público como o palhaço Jorginho. Ele fez o sorteio e entregou pessoalmente os brindes. As bicicletas foram os prêmios mais cobiçados do dia.

O prefeito Jorge Viera fala da importância de termos mais momento somo esse no município: "Precisamos desses momentos de descontração e de estarmos todos juntos nessa brincadeira. Vamos fazer mais momentos desses, trazer mais diversão e interação para Vila Nova. Mais felicidade para nosso povo".

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 04/09/2021 GABINETE DO PREFEITO Encontro dos Prefeitos e simpatizantes do PL que ocorreu na cidade de São Luís

Nesta sexta-feira (03) o prefeito Jorge Vieira participou do Encontro dos Prefeitos e simpatizantes do PL que ocorreu na cidade de São Luís na casa do Deputado Federal Josimar de Maranhãozinho e a Deputada Estadual Detinha. Acompanhando o prefeito estavam os vereadores de Vila Nova dos Martírios Dorisel Sousa, Josemar do Ouro, Gil Santa Marta e Isac Soares.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 20/08/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Vieira faz entrega de carros para as Secretarias de Assistência Social e Saúde

O prefeito Jorge Vieira entregou nesta sexta-feira (20) dois carros adquiridos com recursos próprios do município para as Secretarias de Saúde e de Assistência Social. Estiveram presentes as secretárias das pastas, Lana Vieira e Ganne Kelly Ferraz e também a vice-prefeita Maurinha e seu esposo e líder político, João Pinto; o Secretario de Infraestrutura, Elson Gomes Meikilo, a Secretária de Educação, Geovannya Viana, Secretária de Finanças Leila Pereira Rodrigues além dos trabalhadores do município. Os veículos vão contribuir no melhor atendimento aos vilanovenses.

"Vila Nova não tinha nenhum carro nas secretarias, agora compramos dois e é só o começo. Esses são destinados para as secretarias que mais rodam levando gente para atendimento, mas vamos equipar todas as secretarias para o povo de Vila Nova ser bem assistido e não só na minha gestão, mas deixar esse benefício para o povo mesmo quando eu não for mais prefeito" comenta o Prefeito Jorge Vieira.

A Secretária de Assistência Social, Ganne Kelly Ferra, fala das dificuldades de sua pasta: "Tínhamos muitas dificuldades em fazer as visitas de atendimento dos programas, mas com essa nova aquisição vamos poder dar agilidade a todos os processos de nossa secretaria, além de facilitar o atendimento da população, tanto da sede do município como de todos os povoados".

A secretária Lana Amaral também falou sobre a importância dos veículo para a Saúde: "Esses veículos vão ajudar demais nas visitas domiciliares com a equipe de saúde aos acamados, a levar as pessoas para suas consultas fora do município, entre outras coisas. Estou muito feliz em continuar melhorando o atendimento à população de Vila Nova".

#Prefeito 15/08/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Vieira se reúne com Liga Desportiva de Vila Nova dos Martírios

Na manhã desse domingo (15), o Prefeito Jorge Vieira esteve presente na primeira reunião da Liga Desportiva de Vila Nova dos Martírios. Estiveram presentes também o Secretário de Infraestrutura, Elson Gomes Meikilo, o Secretário de Cultura, Ricardo Socorrão, o Secretário de Esportes, Chiquinho, os vereadores Josemar do Ouro e Ranieri Pinto.

Na ocasião, o presidente da Liga, Senhor Leite, apresentou a nova diretoria que discutiram com os representantes de time como vai ser feito o campeonato municipal de Vila Nova dos Martírios.

O Prefeito Jorge Viera falou sobre a importância do esporte no município: "o povo de Vila Nova gosta muito de jogar bola e por isso vamos fazer o melhor campeonato que essa cidade já viu. Mas esporte não é só futebol, vamos investir em locais para prática de todos os esportes".


O Prefeito comentou ainda sobre o desenvolvimento físico e psicológico das crianças vilanovenses através das práticas esportivas: "Eu acredito que o esporte pode ajudar e muito nossas crianças a não entrarem no mau caminho a se tornarem homens e mulheres de bem. Sem contar que nunca sabemos quem pode ser o próximo destaque no esporte nacional.

#Prefeito 31/07/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Viera faz entrega de 120 geladeiras para comunidade em parceria com a Equatorial

Durante a manhã deste sábado (31) a prefeitura de Vila Nova dos Martírios acompanhou a entrega de 120 geladeiras feita pela Equatorial. A troca de geladeiras velhas por novas faz parte do programa de eficiência energética E+ Geladeira Nova, desenvolvido pela empresa. A prefeitura auxiliou na entrega das geladeiras novas e recolheu as usadas.

Todo o processo foi acompanhado pelo Ministério Público. O prefeito Jorge Vieira agradeceu o projeto desenvolvido na cidade e destacou a importância de parcerias para o crescimento de Vila Nova

"É muito gratificante receber esse projeto que traz geladeiras novas aqui em Vila Nova. Essas geladeiras novas consomem menos, deixando a conta de energia mais baixa. São parcerias como essas que procuramos para melhorar cada vez mais nossa querida Vila Nova" destacou Jorge Vieira.

Além do prefeito estiveram presentes a vereadora Ranieri Pinto, o vereador Josemar do Ouro, o líder de governo Dorizel Sousa, a secretária de saúde Lana Amaral, o secretário de meio ambiente Manuel Bonfim, o representante da secretaria de cultura Zé Carlos, a secretária de assistência social Gene Kelly Ferraz, o secretário de infraestrutura Elson Gomes Meikilo e o representante da Equatorial, Lauro Nascimento e o Promotor de Justiça, Sandro Biscaro.

#PorUmaVilaNovaMelhor <https://www.instagram.com/explore/tags/porumavilanovamelhor/>

#Prefeito 29/07/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito de Vila Nova dos Martírios Jorge se reúne com o Secretário de Extraordinário da Região Tocantina

Na manhã desta quinta-feira (29), o Prefeito @jorgevieiravilanova juntamente com a Secretária de Saúde, @lanaamaralv , o Secretário de Extraordinário da Região Tocantina, @pastorporto , e seu assessor, Pastor Paulo Sergio, se reuniram na residência do prefeito em um café da manhã. Também estiveram Presentes os vereadores @josimardoouro

"Venho aqui trazer a palavra do nosso Governador aos prefeitos e gestores da Saúde, com toda sua equipe para agradecer todo a parceria e emprenho na imunização contra a Covid-19 entre os municípios e o Governo do Estado. Sabemos que o maranhão tem muita área rural e de difícil acesso, mas isso não tem impedido os altos índices de vacinação deixando o Maranhão como o Estado com menor número de morte por Covid", fala Pastor Porto.

"Nós temos muitas dificuldades na imunização, tanto pelas localidades mais afastadas como por pessoas que ainda se recusam a tomar a vacina, mas mesmo assim temos conseguido ótimos índices, tão bons que sempre estamos na liderança da Regional de Açailândia com o município que mais tem aplicado vacinada contra o coronavírus", comenta a Secretária de Saúde Lana Amaral .

Aproveitando a ocasião, foi entregue ao Secretário de Governo ofícios que já foram protocolados em São Luís solicitando ambulância, a carreta da Mulher, o Viva Cidadão Móvel e teste de leishmanioses; polo da Uemasul entre outras melhorias para qualidade de vida dos vilanovenses.

"Essa visita também é para conhecer o município e suas necessidades, verificar obras e outras demandas que estejam paradas ou lentas para levar pessoalmente às Secretarias competentes em São Luís e pedir agilidade", completa Pastor Porto.

O prefeito explica que pegou "uma prefeitura sucateada, com muitas dificuldades e estamos conseguindo arrumar a casa. A primeira coisa que fiz foi pagar todas as contas atrasadas, principalmente os salários dos servidores, que para mim é prioridade. E agora estamos focando nas obras e nas "pequenas" coisas que fazem a diferença na vida dos vilanovenses, como essas solicitações que estamos fazendo aqui" finaliza Jorge Vieira.

#Prefeito 27/07/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Jorge Vieira vistoria nova sede da Assistência Social

O Prefeito @jorgevieiravilanova juntamente com a Secretária de Assistência Social, Genne Kelly Ferraz, visitaram hoje (27) as instalações da nova sede da Secretaria de Assistência Social do município. Essa demanda fui uma indicação do vereador @josimardoouro , aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e já executada pela prefeitura. Também estiveram presentes a Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Andressa Palmeira, e a assessora, Thaisa Santos.

Na nova instalação vai funcionar a Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os programas Bolsa Família e criança Feliz.Os vilanovenses serão atendidos por uma equipe multidisciplinar, acolhendo e melhorando a qualidade de vida principalmente dos idosos, deficientes físicos, jovens das famílias atendidas pela Assistência Social.

"Recebemos um prédio sucateado, em condições insalubres para atender a população e para os próprios colaboradores trabalharem. Este novo espaço vai nos dar oportunidade de atender todos os vilanovenses da melhor forma possível, com um espaço amplo, ventilado, com piscina para hidroginástica, sala para reuniões ao ar livre, salas individualizadas para atendimento com privacidades das pessoas e muito mais", complementa a Secretária de Assistência Social Genne Kelly Ferraz.

O Prefeito Jorge Vieira ressalta a importância de ofertar a melhor para população

"Estamos oferecendo o que tem de melhor em Vila Nova dos Martírios para o povo, os mais necessitados que precisam de mais atenção. Meu objetivo é ver todos fazendo sua hidroginástica, seus atendimentos, tenso mais qualidade de vida" finalizou o prefeito.

#Prefeito 02/07/2021 GABINETE DO PREFEITO O governador Flávio Dino assinou a ordem de serviço para a revitalização da lagoa de Vila Nova.

Esse sonho antigo será realizado pela gestão do prefeito Jorge Vieira que enaltece os investimentos realizados na cidade

"Muito feliz, muito alegre de tá realizando mais esse sonho do povo de Vila Nova. É um desejo antigo que agora se torna realidade" disse Jorge Vieira durante a solenidade de assinatura da obra de serviço.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Prefeito 09/06/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito de Vila Nova dos Martírios, Jorge Viera, se reuniu com a equipe técnica da empresa de Mineração CBA.

Nesta quarta-feira (09), o Prefeito de Vila Nova dos Martírios, Jorge Viera, se reuniu com a equipe técnica da empresa de Mineração CBA. A finalidade da reunião foi discutir a parceria entre a empresa e o município para a implantação de pátio de minério de bauxita. Estiveram presentes no momento os vereadores Dorizel Sousa, Gil Santa Marta e Ranieri Pinto, que compõem a Comissão de Obras da Câmara de Vereadores; o Secretária de Meio Ambiente, Manoel Bomfim, equipe técnica e de gestores da Empresa CBA, que participaram de São Paulo por vídeo conferência.

"Estamos apresentando um pré- projeto de obra. Estamos em negociação de convênios com o Estado e o município, realizando estudos topográficos, analisando a geografia da região e a estrutura das pontes e estradas do Município de Vila Nova, além de elaborar um estudo detalhado de diagnóstico de valorização Social. Esses estudos são para montar um arcabouço de informações para realizar o projeto de engenharia da estrada que vamos doar para o município", explica Bernardo Caires, um dos engenheiros ambientais responsáveis pela obra.

Caires explica os benefícios desse pátio: "o município terá uma estrada bem conservada, gerando emprego e renda para a região, tanto informal como formal, pelo movimento de caminhões e pessoas na estrada. O escoamento da produção agrícola será agilizado também e uma passível parceria entre a CBA, Vale e Suzano que vamos construir agora. Até o início do segundo semestre entregamos o relatório mais detalhado para o município para darmos os encaminhamentos necessários" detalhou.

Localização privilegiada

Vila Nova dos Martírios se encontra em uma localização privilegiada, fazendo divisa com a Cidade de Rondon -PA, a 2 km de distância a linha do trem. A estrada relativamente reta é geograficamente desejada para servir de sede de um pátio de estocagem e embarque de mineiro de bauxita que será embarcado no trem e encaminhado direto para o Porto de Itaqui. Esse pátio terá aproximadamente uma extensão de 80 hectares dentro do município.

O ponto principal que o convenio que a CBA está propondo é para reestruturar a estrada de Rondon do Pará até Vila Nova dos Martírios com o objetivo de fazer o deslocamento do minério até o pátio para ser embarcado no trem.

"Essa nossa estrada é usada pela Empresa da Suzano e pela Vale. Podemos incluir essas empresas neste consórcio também, afinal, todos nós seremos beneficiados com uma estrada melhor. Implantar uma estação de trem em Vila Nova é atender todo nosso povo", reivindicou o prefeito Jorge Vieira.

"Nós estamos precisando desenvolver o município, por isso eu fico alegre com essa parceria. Eu sei que toda obra tem um começo, meio e fim, e essa procura por parceiros é o começo de tudo. Por enquanto está só no papel, mas só de estar no papel já e muito bom, porque eu sou otimista e vejo a possibilidade de se realizar com muitos ganhos para o município porque vamos fazer e fazer bem feito" finaliza o prefeito Jorge Vieira.

www.vilanovadosmartirios.ma.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 07:37:38