CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#vilanovadosmartirios 12/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Iluminando Vidas: Projeto de Cirurgias de Catarata Transforma a Saúde Ocular em Vila Nova dos Martírios. Uma Parceria de Visão: Como a Colaboração Entre Suzano e a Secretaria Municipal de Saúde Está Restaurando a Visão em Vila Nova dos Martírios
#vilanovadosmartirios 11/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde em Ação: Mutirão de Vacinação para Colaboradores da Emflora Fortalece a Saúde Pública em Vila Nova dos Martírios. Uma Parceria Pela Saúde: Como a Vacinação na Emflora Beneficia Toda a Região
#vilanovadosmartirios 25/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios Comemora Nota Excelente no Previne Brasil: Mais Saúde para Todos! Gestão Municipal alcança desempenho histórico na avaliação do Ministério da Saúde, com nota 9,08, e garante mais saúde e qualidade de vida para a população.
#vilanovadosmartirios 15/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Avanços na Saúde de Vila Nova dos Martírios: Entrega de Equipamentos pelo Programa Cuidar de Todos Maranhão. Parceria Estratégica para Fortalecer a Atenção Primária de Saúde de Vila Nova dos Martírios.
#vilanovadosmartirios 08/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Apoio e Reconhecimento aos Agentes de Saúde em Vila Nova dos Martírios: Um Compromisso com a Excelência. Prefeitura de Vila Nova dos Martírios Investe em Equipamentos e Uniformes para Agentes de Saúde e Combate a Endemias.
#Saúde 29/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novembro Azul em Vila Nova dos Martírios: Uma Jornada pela Saúde do Homem. Participe da Campanha Saúde do Homem na UBS Raulindo Sousa - Aberta Até as 21h Nesta quinta-feira!
#vilanovadosmartirios 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Semana Estadual de Vacinação Infantil em Vila Nova dos Martírios: Proteja a Saúde das Crianças! Atualize a Caderneta de Vacinação de Seus Filhos: Campanha de Vacinação de 27 de Novembro a 1 de Dezembro
#vilanovadosmartirios 23/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Convite Especial para Beneficiários do Bolsa Família em Vila Nova dos Martírios: Dia de Acompanhamento do Programa! Não Perca o Dia de Acompanhamento do Bolsa Família em Marcolândia - Uma Oportunidade Única para os Beneficiários!
#vilanovadosmartirios 21/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Junte-se à Luta contra a Dengue em Vila Nova dos Martírios: Campanha de Limpeza em Marcolândia e Curvelândia! Ação Coletiva Contra a Dengue: Participe da Coleta de Resíduos para Eliminar Criadouros do Mosquito!
#vilanovadosmartirios 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Inovação em Saúde na Prefeitura de Vila Nova dos Martírios: Telemedicina Transformando o Acesso a Especialistas! Acesso à Saúde Especializada Sem Sair de Casa: Conheça a Nova Plataforma de Telemedicina em Vila Nova dos Martírios.
#vilanovadosmartirios 15/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Triunfo na Saúde Pública: Campanha de Vacinação Antirrábica 2023 em Vila Nova dos Martírios. Alcançando e Superando Metas: Uma História de Sucesso na Vacinação de Cães e Gatos.
#vilanovadosmartirios 09/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Programa Dignidade Menstrual em Vila Nova dos Martírios: Um Passo Importante para a Igualdade e Saúde das Estudantes. Programa Dignidade Menstrual na Escola José de Ribamar Fiquene - Garantindo o Direito à Educação Sem Barreiras.
#vilanovadosmartirios 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios: Inovação e Eficiência na Saúde com a Descentralização do SISLOG. Pioneirismo e Tecnologia na Gestão de Testes Rápidos em Saúde.
#vilanovadosmartirios 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Capacitação de Excelência: SAMU de Vila Nova dos Martírios Investe em Treinamento Especializado. Treinamento sobre 'Surtos Psicóticos em Urgências e Emergências Pré-Hospitalares' eleva padrão de atendimento do SAMU no município.
#vilanovadosmartirios 23/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Programa Saúde na Escola: Um Compromisso com o Bem-Estar dos Alunos em Vila Nova dos Martírios Iniciativas que Refletem o Compromisso do Prefeito Jorge Vieira com a Educação e a Saúde dos Jovens Vilanovenses
#vilanovadosmartirios 21/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS Maria Raimunda Sedia Palestra sobre Saúde Feminina: Informação e Cuidado em Pauta! A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios, através da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância da prevenção e cuidados com a saúde das mulheres.
#vilanovadosmartirios 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Inclusão e Qualidade de Vida em Vila Nova dos Martírios: Novas Entregas de Cadeiras de Rodas! Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde Ampliam o Acesso a Recursos, Reinventando a Vida dos Moradores com Necessidades Especiais.
#vilanovadosmartirios 16/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios Protege Seus Amigos Peludos: Uma Campanha Antirrábica de Sucesso! Colocando a saúde de nossos pets em primeiro lugar, Vila Nova dos Martírios mobiliza a comunidade em prol de um bem maior.
#vilanovadosmartirios 14/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Maranhão Contra a Catarata: Vila Nova dos Martírios em Ação pela Saúde Visual Uma parceria de sucesso entre a Prefeitura e o Deputado JP traz esperança à visão de dezenas de moradores.
#Saúde 07/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Avanços Notáveis na Saúde de Vila Nova dos Martírios: Um Referencial na Região! Vila Nova dos Martírios Brilha no Programa Previne Brasil, Elevando os Padrões de Saúde Pública na Regional de Açailândia.
#vilanovadosmartirios 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios se Antecipa na Luta Contra a Dengue Ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Infraestrutura visa combater a proliferação do mosquito transmissor antes do período chuvoso.
#vilanovadosmartirios 05/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Vila Nova dos Martírios Investe em Novo Equipamento para o SAMU Elevando o padrão de atendimento de emergência para a comunidade.
#Saúde 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão de Limpeza em Vila Nova dos Martírios: Junte-se a Nós na Luta Contra a Dengue! A Prefeitura convoca a comunidade para uma ação conjunta de prevenção e cuidado com a nossa cidade.
#vilanovadosmartirios 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Entrega de Cadeiras de Rodas: Vila Nova dos Martírios Amplia Suporte aos Cidadãos com Necessidades Especiais! Parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso da cidade em promover qualidade de vida e inclusão para todos.
#vilanovadosmartirios 25/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Facilitando o Acesso ao Tratamento de Saúde Fora do Domicílio em Vila Nova dos Martírios. Novo Canal de Comunicação para Agilizar e Simplificar o Processo de Solicitação do TFD.
#vilanovadosmartirios 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo Canal de Atendimento para Agendamento de Transporte de Saúde em Vila Nova dos Martírios Facilitando o acesso ao Serviço de Transporte para Consultas Fora do Município (TFD) com um número exclusivo para agendamentos e esclarecimentos.
#vilanovadosmartirios 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reconhecimento e Valorização: Pagamento do Piso Salarial para Enfermeiros em Vila Nova dos Martírios Compromisso da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde em Honrar e Valorizar os Profissionais de Enfermagem da Cidade.
#gestaojorgevieira 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mantenha-se Sempre Conectado à Secretaria Municipal de Saúde de Vila Nova dos Martírios Um canal direto para você ter acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde do município.
#vilanovadosmartirios 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios Lidera Vacinação Contra a Gripe na Região. Um marco na saúde pública: Como a dedicação da comunidade e da equipe de saúde elevou Vila Nova dos Martírios ao topo em vacinação contra Influenza no Maranhão.
#Saúde 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação de Saúde na Comunidade do Varjão da Esperança em Vila Nova dos Martírios Um Compromisso da Secretaria de Saúde para Levar Bem-Estar e Cuidados Médicos de Qualidade aos Cidadãos
#vilanovadosmartirios 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios Brilha na Regional de Saúde Alcançando Metas Significativas do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)
#vilanovadosmartirios 04/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Melhorando a Saúde da Mulher em Vila Nova dos Martírios: Uma Nova Adição à Nossa Equipe Médica Desenvolvendo uma saúde de qualidade para todas as mulheres com a chegada da Dra. Gilvannya Zaparoli.
#gestaojorgevieira 26/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Fortalecendo a Saúde Bucal: Conheça a Equipe Odontológica de Vila Nova dos Martírios Oferecendo cuidados odontológicos de excelência, a prefeitura trabalha incansavelmente para melhorar a saúde bucal da população.
#vilanovadosmartirios 26/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Cuide da sua saúde, mulher! Prevenção é a melhor arma contra o câncer do Colo do Útero. A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios convida você para uma ação de conscientização no dia 26/07, na UBS Bida Cunha. Previna-se!
#Imunização 18/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios é destaque na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem Sus com o projeto ImunizaSUS Estratégias inovadoras para melhorar a cobertura vacinal em menores de 2 anos são apresentadas no maior evento de saúde da América Latina
#Saúde 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Teste do Olhinho chega a Vila Nova dos Martírios: Um marco na saúde ocular infantil O exame preventivo agora está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, graças ao programa de Atenção Integral da Saúde da Criança e do Adolescente.
#gestaojorgevieira 14/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Participação de Vila Nova dos Martírios na 17ª Conferência Nacional de Saúde. Conselheira Municipal de Saúde de Vila Nova dos Martírios, Eliane Moreira, Participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília.
#Imunização 10/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios Avança na Saúde Pública através da Participação em Reuniões Macroregionais. Intercâmbio de Experiências e Discussões sobre Cobertura Vacinal na Reunião da CIR Macroregional Elevam o Padrão dos Serviços de Saúde.
#Saúde 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde em Vila Nova dos Martírios: Agendamento de Consultas Médicas em Vila Nova dos Martírios. Prefeitura reforça compromisso com saúde da população com atendimentos médicos.
#Imunização 19/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão de Vacinação em Vila Nova dos Martírios: Equipe de Saúde Imuniza Colaboradores da Emflora. Avançando na Imunização: Um Passo Importante na Promoção da Saúde Pública em Vila Nova dos Martírios.
#vilanovadosmartirios 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha 'Vacina para Todos': Ampliação da Vacinação Contra a Influenza Chega a Todos os Habitantes de Vila Nova dos Mar A Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Vila Nova dos Martírios se unem em um esforço conjunto para aumentar a cobertura vacinal e garantir uma comunidade mais saudável.
#Município 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia Internacional da Enfermagem em Vila Nova dos Martírios: Uma Homenagem aos Profissionais que Cuidam da Nossa Saúde Margareth Albuquerque, Enfermeira do Centro de Imunização Municipal, é Homenageada pela sua Excelência no Trabalho.
#vilanovadosmartirios 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia D da Vacinação contra a Gripe em Vila Nova dos Martírios: Proteja-se e Previna-se! Secretaria de Saúde mobiliza a população para vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Vila Nova dos Martírios.
#vilanovadosmartirios 29/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios é selecionada para apresentar experiências bem sucedidas na área da saúde na III Mostra. Conheça as práticas selecionadas pelo município e que serão apresentadas em São Luís, com destaque para estratégias de melhoria da cobertura vacinal e acolhimento na equipe APS.
#Saúde 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1ª Mostra Científica da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Nova dos Martírios-MA. Evento aberto ao público terá exposição de projetos de iniciação científica em saúde.
#Saúde 27/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em Vila Nova dos Martírios, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação muito especial. Para proporcionar mais conforto e segurança para as futuras mamães.
#Município 25/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Vila Nova dos Martírios é destaque em cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos. Experiência bem-sucedida será apresentada em Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde.
#vilanovadosmartirios 12/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura Municipal de Vila Nova dos Martírios está promovendo a Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio, então é importante agir rapidamente para garantir sua dose de proteção contra a gripe.
#Saúde 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipe da UBS Francisco Martins realiza ação de vacinação no Varjão em Vila Nova dos Martírios- MA. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Martins realizou uma importante ação de vacinação na região do Varjão.
#Limpeza 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura disponibiliza caminhão para recolher lixos que podem acumular água em ação de combate ao mosquito da dengue. A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios disponibilizou um caminhão para fazer a coleta de lixo e recipientes que podem armazenar água nos bairros.
#Município 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira um mutirão de exames preventivos na UBS Raulindo Sousa, A iniciativa planeja ampliar a oferta de atendimento ao público feminino e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.
#vilanovadosmartirios 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O Programa “Volte a Sorrir”, da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Nova dos Martírios. Desde o início da gestão, no ano de 2021, até a primeira semana de abril de 2023, já foram realizados 4.771 atendimentos odontológicos em todo o município.
#Mulher 03/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão de prevenção ao câncer de colo de útero na UBS Francisco Martins Ferreira. Um mutirão de exames preventivos na UBS Francisco Martins Ferreira, em Curvelândia, como parte do programa de prevenção do câncer do colo uterino. A ação contou com a parti
#vilanovadosmartirios 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios realiza a 11ª Conferência Municipal de Saúde No último dia 22 de março, o Conselho Municipal de Saúde de Vila Nova dos Martírios realizou a 11ª Conferência Municipal de Saúde.
#vilanovadosmartirios 13/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde realizará vacinação de idosos de 70 anos ou mais contra a Covid-19 com imunizante Pfizer bivalente O município de Vila Nova dos Martírios, através da Secretaria de Saúde, iniciará a Campanha de Imunização com a aplicação da vacina Pfizer bivalente em idosos com 70 anos ou mais.
#vilanovadosmartirios 13/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vem aí a 11ª Conferência Municipal da Saúde de Vila Nova dos Martírios! Através da parceria com o CMS a Secretaria Municipal de Saúde se prepara para realizar este importante evento, que acontecerá no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais.
#vilanovadosmartirios 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde promove encontro para definir cronograma das campanhas de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde reuniu equipes de enfermeiros, agentes comunitários de saúde (ACS) e técnicos de enfermagem no auditório da Câmara Municipal.
#vilanovadosmartirios 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipe de imunização recebe treinamento sobre o sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios, através da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu nesta segunda-feira (13), na UBS Raulindo Sousa, um treinamento para as equipes de saúde
#vilanovadosmartirios 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde recebe 66  doses da vacina Pfizer Bivalente. A Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios recebeu, nesta sexta-feira, 24, mais de 60 doses da vacina Pfizer Bivalente.
#Saúde 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Vila Nova dos Martírios Adquire Analisador Automático Bioquímico: Uma Nova Era para a Saúde. A Gestão Municipal de Vila Nova dos Martírios investe em tecnologia para oferecer diagnósticos mais precisos e rápidos, melhorando a qualidade do atendimento à população.
#vilanovadosmartirios 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prazo para renovação do Alvará Sanitário vai até o dia 23 de março. A Vigilância Sanitária de Vila Nova dos Martírios lembra que o prazo para a emissão e renovação do alvará sanitário vai até o dia 23 de março de 2023.
#vilanovadosmartirios 08/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Secretaria de Saúde está estimulando a conscientização sobre saúde em Fevereiro, mês das cores roxa e laranja! Durante o mês de Fevereiro, a Prefeitura está incentivando a consciência da população sobre doenças como Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia.
#Capacitação 06/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios participa de evento de análise do estudo sobre cobertura vacinal de crianças Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios participou de um encontro, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís- MA.
#REUNIÃODEALINHAMENTO 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza reunião de alinhamento de ações e serviços com servidores da Atenção Primária em Saúde. Nesta quarta-feira (01), a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com servidores da Atenção Primária em Saúde no Auditório do Sindicato dos Professores.
#Desenvolvimento 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios -MA avança na SAÚDE e conquista o 2º lugar nos indicadores do Previne Brasil. O município de Vila Nova dos Martírios -MA, que pertence a Regional de Saúde de Açailândia.
#PorUmaVilaNovaMelhor 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde: Ação de vacinação da 1ª, 2ª e 3ª dose foi um sucesso! Com mais de 170 doses aplicadas, Secretaria de Saúde comemora os resultados com a enorme abrangência da campanha de vacinação infantil contra Covid-19 em todo o município.
#PorUmaVilaNovaMelhor 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipe de imunização da Secretaria de Saúde realiza ação com colaboradores da EMFLORA. A iniciativa teve como objetivo a atualização de caderneta vacinal de funcionários, incluindo a vacinação contra a COVID-19.
#Saúde 27/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova amplia cobertura de atendimento! Agora são 4 equipes de Saúde da Família, 1 equipe de Atenção Primária e 4 equipes de Saúde Bucal (Assistência Odontológica).
#Saúde 25/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios inicia aplicação de dose de reforço contra Covid em crianças de 5 a 11 anos. Reforço para crianças de 5 a 11 anos, foi aprovado pela Anvisa em dezembro. Estados e municípios devem usar o imunizante pediátrico da Pfizer quatro meses após a segunda dose.
#Saúde 23/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue em período chuvoso. Com o aumento de casos de dengue na sede do município, o monitoramento da Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios intensificou o combate à dengue.
#Saúde 23/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde Amplia Vacinação contra Covid-19 para todas as crianças. Dia “D” de vacinação marcou a conclusão da 1ª Etapa de Imunização Infantil contra Covid-19.
#Saúde 23/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA FISCALIZAÇÃO EM COMÉRCIOS LOCAIS. A Secretaria de Saúde, através das equipes da vigilância sanitária, tem realizado novas ações de vistoria em comércios da cidade.
#Saúde 30/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde, Lana Amaral, realiza palestrar em alusão ao Novembro Azul na Igreja Nossa Senhora da Penha

A parceria entre a igreja e a Secretaria Municipal de Saúde, vida incentivar e esclarecer os homens sobre os riscos das doenças masculinas, principalmente o câncer de próstata e as chaves de cura que se elevam bastante com o diagnóstico precoce.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 23/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Palestra para homens sobre Novembro Azul na UBS Maria Raimunda da Conceição.

Nesta manhã de quarta-feira (23) a equipe da Unidade Básica de Saúde -UBS Maria Raimunda da Conceição realizou palestras com o Dr. Lazaro, a enfermeira Myrceia Pereira e Dr. Farhatsn para pacientes da UBS para tratar do Novembro Azul, mês de alusão aos cuidados com a saúde masculina, principalmente com o câncer de próstata que e um tabu entre os homens.

Na ocasião os pacientes participaram de triagem com pesagem, medição e aferição de pressão, vacinação, atendimento odontológico, consultas com enfermeira e o médico clínico geral.

Esses momentos de interação com outros homens e toda a equipe medica da Unidade Básica, proporcionam momentos uma conscientização que todos temos que nos cuidados e que pode acontecer com qualquer um. Por isso a prevenção e fundamental para manter a saúde.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza treinamento com equipe de saúde sobre a imunização da COVID-19 Pfizer.

A Coordenadora de Imunização, Maria Margareth Albuquerque, realizou um treinamento com as enfermeiras, vacinadoras, técnica em enfermagem e a Secretária Municipal de Saúde, Lana Amaral sobre a vacina do Laboratório Pfizer pediatra para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, nova faixa etária a ser liberada a vacinação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.

Com o aumento dos casos de Covid-19 no Estado do Maranhão e em todo o Brasil, proporcionaram na ocasião, uma reciclagem com os vacinadores sobre as atualizações da imunização contra o coronavírus.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 18/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde Lana Amaral, realiza ação em alusão a Campanha Novembro Azul para homem da igreja evangélica

O público masculino é o que menos procura tratamento médico, por muitas vezes, descobrindo de forma tardia doenças graves, dificultando o tratamento e a recuperação do paciente.

Por isso a importância da conscientização e quebra de tabu sobre os exames para detecção do câncer de posta que tem altas taxas no nosso município.

Procure uma Unidade Básica de Saúde e obtenha mais informações e tratamento adequado quando necessário.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#atencaobasica

#Saúde 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretários de Saúde do CIR visitam as Unidades Básicas de Saúde de Vila Nova dos Martírios.

Durante a reunião da Comissão Intergestora Regional de Saúde -CIR composta pelos Secretários de Saúde dos oito municípios que compõem a Regional de Saúde em Vila Nova dos Martírios, aproveitam a oportunidade para visitar as novas instalações depois das reformas e aplicações das Unidades Básicas de Saúde municipal.

Vila Nova dos Martírios tem apresentado resultados tão relevantes em menos de dois anos de gestão da Secretaria de Saúde Lana Amaral que tem sido visto como referência de modelo de sucesso por outros municípios no atendimento é otimização dos processos aos pacientes vilanovenses.

#Saúde 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde realiza o 1º Fórum Municipal dos Usuários da Saúde de Vila Nova dos Martírios

Na manhã desta quinta-feira (17) a Secretaria Municipal de Saúde fez a abertura do 1º Fórum Municipal dos Usuários da Saúde de Vila Nova dos Martírios. Participaram da programação servidores de todas as áreas da saúde municipal.

O tema do Fórum foi "Saúde Pública de Qualidade para todos vilanovenses" com os seguintes eixos temáticos: Direito a Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde e Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.

Na ocasião foram elaboradas propostas de melhoria da saúde vilanovenses para compor o Plano Municipal de Saúde de Vila Nova dos Martírios e a programação anual de 2023.

O Fórum tem como um dos seus objetivos, criar em parceria com os profissionais de saúde melhorias ou novas rotinas de atendimento ao usuário do SUS para que este seja cada vez melhor atendido e os profissionais da saúde tenha mais qualidade nos seus ambientes de trabalho.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 16/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios sedia reunião do CIR com os municípios que compõem a Regional de Saúde de Açailândia

Nesta quarta-feira (16) a Secretária Municipal de Saúde, Lana Amaral recebeu os secretários de Saúde e seus técnicos dos municípios que integram a Comissão Intergestora Regional -CIR, que compõe a Regional de Saúde de Açailândia, sendo eles, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e Açailândia.

Vila Nova dos Martírios foi escolhida para sediar está penúltima reunião do ano do CIR. A pauta do encontro foi os desafios dos gestores de saúde de seus municípios.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 11/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Secretária de Saúde Lana Amaral entregou nesta manhã às três motos adquiridas com recursos próprios

Um dos veículos foi destinado a Vigilância Sanitária a outra ao Combate de Endemias e a terceira moto irá ficar a disposição da Secretaria Municipal de Saúde.

Mais uma ação para otimizar o atendimentos aos vilanovenses.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#atencaobasica

#Saúde 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde adquire três motos para melhor atender a população vilanovense

Na manhã desta quarta-feira (09) o prefeito Jorge Viera e a Secretária de Saúde Lana Amaral receberam três motos para compor a frota de veículos adquiridos com recursos próprios do município para ficarem à disposição da Secretaria de Saúde, dessa forma, o trabalho de atendimentos aos usuários ocorrerá com mais eficiência.

Uma das motos ficará a serviço na própria Secretaria de Saúde, as outras duas vão ser destinada ao departamento da Vigilância Sanitária e a outra ao departamento de Combate a Endemias.

A aquisição desses veículos é uma importante conquista para o município, pois além de melhor atendimento aos vilanovenses, facilitará a vida dos servidores da saúde nas suas atividades diárias.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Jorge Vieira inaugura Unidade Básica de Saúde do Povoado de Curvelândia

O Prefeito Jorge Viera é a Secretária de Saúde Lana Amaral e demais autoridades, realizaram a cerimônia de inauguração da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Povoado de Curvelândia.

O Prefeito Jorge Viera prestou uma justa homenagem ao morador de Curvelândia Francisco Martins Ferreira, mas conhecido como Sr. Assis. Ele tem uma relevante contribuição para a melhoria de qualidade de vida dos moradores da comunidade.

A Unidade Básica de Saúde agora leva o nome do Sr. Assis é seus familiares receberam uma placa de homenagem a essa importante figura vilanovense.

#Saúde 27/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Palestra para pacientes sobre o Outubro Rosa é realizada na UBS Raulindo Sousa Lima

Continuando a programação da Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde Raulindo Sousa Lima realiza palestra com pacientes da comunidade atendidas nesta UBS.

O momento entre as pacientes e a equipe de saúde, serve de acolhimento, de orientação de como se prevenir do câncer de mama e de partilha das experiências dessas mulheres e a equipe de saúde e qual a relação delas com seu próprio corpo.

E assim como nas outras UBS do município, os atendimentos as pacientes com suspeita de câncer ou somente para fazer exames de prevenção estão sendo feitas de forma ininterrupta, é só procurar sua ubs para ter atendimento com o médico.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 21/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS Maria Raimunda da Conceição realiza palestra sobre Outubro Rosa

O mês de outubro é referência mundial na conscientização sobre a prevenção do câncer de mama nas mulheres. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde realiza uma programação voltada principalmente para a população feminina do município.

A equipe da Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda da Conceição realizou palestras com o Dr. Lazaro é a enfermeira Myrceia Pereira sobre como fazer o alto exame da mama, os perigos desse câncer, é os cuidados depois do diagnóstico.

Apesar do mês de outubro ser referência nas ações relacionadas ao câncer de mama, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Vila Nova dos Martírios, continua de forma permanente, com consultas, exames e tratamentos disponíveis para todas as mulheres que necessitam de atendimento.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 18/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS Bida Cunha realiza ação odontológica com crianças da comunidade

Nesta terça-feira (18) a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Bida Cunha, realizam uma ação com as crianças da comunidade.

A ação foi voltada para cuidados com a saúde odontológica infantil. As crianças participaram de uma palestra sobre cuidados com os dentes e boca, receberam uma avaliação odontológica individual, foram presenteadas com kits de higiene bucal e participaram de brincadeiras e ganharam presentes da equipe da UBS.

A finalidade dessas ações não e somente para que as crianças tenham um sorriso bonito, mas principalmente para que elas criem hábitos saudáveis de escovação e cuidados com a boca, prevenindo o aparecimento de cáries e outras complicações odontológicas, além de doenças que podem ser iniciar pela boca.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 14/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais uma vitória para os vilanovenses que tem recebido um atendimento em saúde de altíssima qualidade.

Vila Nova dos Martírios continua avançando!

#Saúde 09/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretarias de Saúde e Educação realizam treinamento de primeiros socorros para servidores

A Secretaria de Saúde realizou neste sábado (09) na sede do sindicato dos trabalhadores um treinamento sobre Primeiros Socorros para professores, coordenadores, monitores e motorista de ônibus escolares.

No Brasil, 5,3 mil crianças morrem de acidentes domésticos por ano, com sua maioria de meninos. Por conta desta estatística alarmante que a Secretarias de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação Implantaram o Projeto Lei Lucas (nº13722/18) que determina a capacitação dos servidores da educação em noções básicas de primeiros socorros. O objetivo é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais.

A capacitação foi feita pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU 192, através do departamento Núcleo de Educação em Urgência -NEU por Alexsandro Wanderley Freitas, Médico regulador, intervencionista do SAMU 192, instrutor do NEP/SAMU Imperatriz, Clínico geral e Cardiologista e Danilo Sancho Coimbra Silva que e coordenador do NEU/NEP SAMU 192 Regional de Imperatriz. A viabilização do curso foi feita pela coordenadora regional de Imperatriz do SAMU Josemkelma

Graças aos esforços da Secretária de Saúde Lana Amaral que tem um olhar especial na prevenção e manutenção da saúde de todos os alunos vilanovenses e a Secretária Geovannya Viana que tem sempre se disponibilizado em uma parceria de sucesso trabalhando junto em prol das crianças do município de Vila Nova dos Martírios.

A parceria entre essas gestoras e as coordenadoras do SAMU do município de Vila Nova dos Martírios e a da Regional de Imperatriz, Edinaria Gadelha e a Josemkelma deixa os espaços escolares mais seguros, pois os servidores estão preparados para atender ocorrência de acidentes sabendo executar manobras de primeiros socorros com as crianças vilanovenses

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 06/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hospital Maternidade Nossa Senhora da Penha recebe alunos do ensino fundamental

Os alunos do 6º (sexto) ano da escola EMEF José de Ribamar Fiquene visitaram o Hospital Maternidade Nossa Senhora da Penha com o projeto que tem a Temática: "Lixo Hospitalar" do professor responsável Aguinaldo Fernandes.

Na ocasião da visita, os alunos foram acompanhados pelos Gestores escolares: Antônio Ramos e Paulo César e a coordenadora Telma Cristiane. A diretora do Hospital Valdiane Matias e a coordenadora de enfermagem Carmem Lucia que mostraram todo o processo de armazenamento em local específico, coleta por profissionais capacitados e usando EPI's, além de caminhões específicos para finalidade de transporte de lixo hospitalar até o incinerador.

Esse processo evita contaminação do meio ambiente e acidentes com matérias perfurantes como agulhas a pessoas.

A coordenadora escolar Jadyane Sousa Lopes falou da grata surpresa de conhecer a coleta de lixo hospital "ficamos felizes em saber que desde que o município foi emancipado é a primeira gestão que leva o lixo hospitalar para incineração com processos específicos para essa finalidade".

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#Saúde 30/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza o dia “D” de vacinação antirrábica em Vila Nova dos Martírios

Nesta sexta-feira (30) a Secretaria de Saúde realizou vacinação em cães em gatos em locais estratégicos espalhados pelo município, Povoados de Curvelândia é Marcolândia.

A vacina antirrábica, e responsável por conter o vírus da raiva em cães e gatos, exercendo um papel fundamental na vida dos seres humanos ao garantir imunidade para à família humana a qual o animal pertence, além de animais que ele tem ou terá contato no decorrer da vida.

Caso você não possa levar seu animal de estimação doméstico, procure seu Agente Comunitário de Saúde ou Agente de Endemias para mais informações ou requisição de doses. Se se cão ou gato tiver carteira de vacinação, leve ao local de vacinação para acompanhar as vacinações de seu animalzinho.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 27/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vigilância Sanitária municipal realiza reunião com donos de farmácia do município de Vila Nova dos Martírios

Nesta terça-feira (27) a coordenadora municipal da Vigilância Sanitária, Ivanilde Lima Santos, se reuniu com os donos de farmácias do município para tratar sobre os plantões de atendimento que serão iniciados nesse fim de semana.

Na ocasião foi feito um sorteio onde o primeiro plantão vai ser realizado pela Farmácia Mais Popular iniciando no domingo as 21:00 do dia 2 de outubro é finalizando as 07:00 Hs de segunda-feira, dia 3 de outubro.

Todas as farmácias poderão funcionar nos horários habitual, o que muda e que nos fins de semana a farmácia sorteada terão um regime de plantão noturno regulamentado pela Vigilância Sanitária com finalidade de não deixar nenhum usuário desassistido em uma emergência durante esse período.

Todos os plantões serão divulgados nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Vila Nova dos Martírios e grupos de WhatsApp com nome, número de telefone de contato e endereço para a comunidade vilanovense.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 17/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A gestão do prefeito Jorge Viera e da Secretária de Saúde Lana Amaral entrega mais uma Unidade Básica de Saúde para Vila

Reformada do piso ao teto com material de qualidade, móveis planejados, farmácia e sala de vacinação com estoque completo e atualizado, sala odontológica ampliada e equipada com máquinas e materiais modernos , além disso e muito mais, a nova Unidade Básica de Saúde Raulindo Sousa Lima, dispõe de uma equipe de profissionais comprometidos em fazer o que há de melhor para atender os vilanovenses.

#Saúde 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios tem dosadores de cloro instalados nas caixas de distribuição de água do município.

Apesar da água do município ser natural, transparente e límpida a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Vila Nova dos Martírios instala dosadores de cloro nas caixas de distribuição de água no município responsáveis pelo tratamento da água por meio da liberação do cloro de forma controlada e contínua.

Segundo o químico responsável pelo Município, Welson Muniz "os dosadores também garantem a qualidade da água como um todo, tanto no aspecto microbiológico (bactérias, fungos e vírus) quanto físico-químico (minerais e sais) garantindo água de qualidade para todos os vilanovenses".

Isso faz com que a concentração de cloro esteja dentro dos parâmetros de consumo humano conforme a qualidade exigida pelo Ministério da Saúde. Vale ressaltar que o município participa do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde - PQA-VS cujos serviços visam contribuir para a melhoria das condições de saúde da população e a promoção da qualidade de vida dos brasileiros.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 19/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios recebe representantes dos municípios que compõem a Regional de Saúde de Açailândia

Nesta sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores, foi realizada uma reunião extraordinária com os representantes dos municípios que compõem a Regional de Saúde de Açailândia. O objetivo foi tratar sobre a regulação de consultas e exames de pacientes na Policlínica.

A responsável pela regulação dos pacientes de Vila Nova dos Martírios, Andréia da Silva Dutra, recepcionou os representantes dos municípios que se reuniram para compartilhar experiências e propor melhorias no atendimento aos pacientes.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#atençãobásica

#Saúde 15/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios participa de capacitação sobre inspeção e tratamento de água da Vigilância Sanitária Ambiental

A Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios participou de uma capacitação sobre inspeção e tratamento de água da Vigilância Sanitária Ambiental Estadual, na cidade de São Luís. O evento aconteceu em parceria com a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA - e teve a participação do químico responsável pelo município, Welson Muniz.

A semana de capacitação contou com a presença de 16 municípios do Estado, com aulas práticas e de campo, com visitas dos participantes à Estação de Tratamento de Água de São Luís, no Italuís.

Os municípios que participaram da capacitação, foram: Açailândia; Bacabal; Chapadinha; Dom Pedro; Humberto de Campos; Imperatriz; Mata Roma; Paço do Lumiar; Presidente Dutra; Raposa; São José de Ribamar; São Mateus; São Vicente Ferrer; São Luís; Vila Nova dos Martírios e Duque Bacelar.

#porumavilanovamelhor

#Saúde 12/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza treinamento com vacinadoras para a Campanha da Poliomielite

A Secretaria de Saúde realizou, nessa semana, um treinamento com as vacinadoras da sede e dos povoados do município para a nova Campanha de Vacinação da Poliomielite.

A Coordenadora de Imunização, Maria Margareth Albuquerque, passou as orientações vindas do Governo Estadual e Federal, para que todas as vacinadoras saibam das novas orientações sobre a vacinação, garantindo assim que o atendimento e a cobertura vacinal no município seja exemplo.

A campanha de vacinação de Poliomielite para crianças menores de cinco anos já está em andamento e qualquer pessoa tem a oportunidade de realizar a atualização da Caderneta de Vacinação para menores de quinze anos.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza atendimentos no Povoado Deus Proteja

Nesta sexta-feira (5), a Secretária de Saúde, Lana Amaral, esteve no Povoado Deus Proteja para realizar teleatendimentos com os moradores da localidade.

A ação contou com a participação da Coordenadora da Atenção Básica Municipal, Dulcinea Borges, o Clínico Geral, Dr. Fabrício Teles, os Agentes Comunitários de Saúde Francival , Josileia e José Justino (Zezinho). Também estiveram presentes as Técnicas de enfermagem Francisca Bispo e Thaisa, além da enfermeira Myrceia.

Na ocasião, foram ofertadas vacinas, aferição de pressão arterial, consulta médica, aplicação de flúor, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, além de avaliações odontológicas. A aplicação de flúor foi feita pela secretária e odontóloga Lana Amaral.

Essas ações visam levar atendimentos de saúde para mais perto de quem tem algum tipo de dificuldade para chegar até as Unidades Básicas de Saúde, ou no hospital da Sede do município.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#atencaobasica

#Saúde 22/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Secretaria de Saúde disponibiliza de duas vans para transporte de paciente em tratamento fora do município.

Essas vans foram adquiridas com recursos próprios do município para garantir atendimento aos pacientes vilanovenses.

Com quase seis meses de que a Secretaria de Saúde utiliza desse transporte, conseguimos zera as filas de atendimentos de consultas em especialidades, proporcionando aos vilanovenses o melhor atendimento de saúde possível, elevando nosso município a ser destaque na região.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#atencaobasica

#Saúde 20/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde apresenta médico que vai atender na Unidade Básica de Saúde de Curvelândia

O Município de Vila Nova dos Martírios-MA, foi contemplado com mais 02 (dois) médicos do Programa Médicos pelo Brasil, para as Unidades Básicas de Saúde: Bida Cunha, povoada Marcolândia e outro para Unidade Básica de Saúde de Curvelândia, os atendimentos médicos de segunda as sextas-feiras, com total de 04 (quatro) médicos assistindo às Equipes de Estratégia Saúde da Família nas Unidades de Saúde Polo. Dr. Marcus Vinícius Meirelles Rodrigues, Enfermeira Nathalia Santos de Souza, Secretaria Municipal de Saúde Lana Amaral e a Coordenadora Administrativa da SEMUS Elizabethe Pereira de Sousa da Cunha.

#porumavilanovamelhor

#saudesefazcomamor

#atencaobasica

#Saúde 07/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vigilância Sanitária de Vila Nova dos Martírios fiscaliza supermercados

O departamento de Vigilância Sanitária, ligado à Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios, realiza fiscalização de rotina nos supermercados, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária -Anvisa.

O trabalho de fiscalização nos estabelecimentos comerciais, principalmente os que comercializam gêneros alimentícios, tem como principal objetivo garantir a segurança para os consumidores quando compram seus alimentos, evitando possíveis danos à saúde dos consumidores vilanovenses.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 22/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sec. de Saúde realiza oficina do Programa Previne Brasil para Agentes Comunitária de Saúde de Vila Nova dos Martírios.

A oficina objetiva alinhamento das práticas diária do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde -ACS ,para melhor os indicadores do Programa Previne Brasil.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#atencaobasica

#Saúde 20/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde entrega óculos de grau para crianças e adolescentes

O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, finalizou, nessa segunda-feira (20), mais uma etapa do projeto "Ver Bem para Aprender Melhor" com a entrega de óculos de grau em material resistente para crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino.

Na primeira etapa do projeto, foram feitas consultas com oftalmologista, onde a empresa contratada montou um consultório no município, utilizando equipamento de alta qualidade para resultados precisos. Todos os alunos e alunas que foram identificados com alguma necessidade de correção ocular, foram encaminhados para fazer a escolha de suas armações.

As armações, já com as lentes e grau prescritos pelo oftalmologista, foram entregues aos alunos e responsáveis pela Secretária de Saúde, Lana Amaral, e a Secretária de Educação, Geovannya Viana.

O projeto tem como objetivo principal detectar estudantes com baixa acuidade visual para que, com a ajuda dos óculos, melhorem o desempenho nos estudos, facilitando a aprendizagem.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#atencaobasica

#otrabalhonaopara

#Saúde 31/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza o Projeto Ver Bem Para Aprender Melhor

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, lança mais uma atividade do Programa Saúde na Escola (PSE). Depois de cuidar da saúde bucal das crianças, o foco agora é a saúde ocular. Por isso, esta semana foi lançada a ação "VER BEM PARA APRENDER MELHOR".

A ação acontece na sede Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino e do Serviço Público de Vila Nova dos Martírios, com alunos e alunas das escolas públicas do município, na faixa etária de 6 a 11 anos. Todos são beneficiários do programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.

O objetivo principal é detectar estudantes com baixa acuidade visual para que, com a ajuda dos óculos, melhorem o desempenho nos estudos. Cada criança passa por diversos exames e os que necessitam de óculos recebem de forma gratuita, com lente antirreflexo.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#atencaobasica

#todosporumaeducacaomelhor

#Saúde 25/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Água de Vila Nova dos Martírios é analisada pela FUNASA

A Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios, a Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) realizam, em parceria, a análise físico-química da água potável do município, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população .

Para esse trabalho, a FUNASA está com laboratório móvel para coleta e análise no próprio município, contando com o apoio da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Infraestrutura.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 25/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza segunda etapa de entrega de próteses dentárias

A Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios-MA, entregou o segundo lote de próteses dentárias para pacientes da cidade. A ação faz parte da 2.ª etapa do Programa "Brasil Sorridente", que promove a reabilitação da saúde bucal da população de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), recuperando a alto estima dos beneficiados.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#vivaosus

#atencaobasica

#Saúde 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde fecha parceria com Empresa Emflora

Secretaria de Saúde fecha parceria com Empresa Emflora para realizar atendimento de atualização da Caderneta de Vacinação em todos os funcionários.

Essa ação tem o intuito de facilita a vida dos colaboradores ao ser atendidos na própria dependência da empresa e melhorar a saúde através de medidas preventivas que é a vacinação.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#Saúde 21/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde inaugura reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Bida Cunha

Nesse sábado (21), a Secretaria de Saúde realizou a inauguração da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde - UBS Bida Cunha, no Povoado de Marcolândia. A UBS ganhou pintura nova, instalações hidráulica e elétrica, troca de telhado e forro, câmara fria para a vacina, além de mais salas de atendimento com mobilha completamente nova.

A nova UBS agora tem um consultório odontológico funcionando todas as semanas e uma ambulância para atender a população do povoado.

Essa inauguração reforça o compromisso que a gestão do Prefeito Jorge Vieira e a Secretária de Saúde, Lana Amaral, tem com a saúde do vilanovense.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 19/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE II Semana de Enfermagem de Vila Nova dos Martírios: Secretaria de Saúde organiza palestra com servidores

Nessa quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios organizou um encontro com os profissionais da saúde para uma palestra no Sindicato dos Servidores. Esse encontro faz parte da programação da II Semana de Enfermagem, que este ano tem como tema: "Humanização da Assistência de Enfermagem".

O encontro tem como objetivos realizar a formação dos profissionais e aumentar a interação entre os servidores do Hospital Maternidade Nossa Senhora da Penha, da Atenção Básica e do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência.

Todos os trabalhadores e trabalhadoras da saúde foram homenageados por sua dedicação no atendimento e acolhimento com os pacientes vilanovenses.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#saudesefazcomamor

#Saúde 09/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios participou da Mostra o Sucesso do teu SUS - educação 2022

A Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios participou, nessa sexta-feira (6), da Mostra o Sucesso do teu SUS - educação 2022. O evento aconteceu no Praia Mar Hotel, na capital São Luís, onde a Secretária apresentou duas experiências exitosas do município:

- A implantação do Prontuário Eletrônico e a informatização das Unidades Básica de Saúde, com incorporação de tabletes como ferramenta de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde-ACS;

- A aplicação da vacina contra a Covid-19 com menos de 5% de perda operacional de dose. Em comparação do total de doses recebidas, aplicadas e perdidas, o município teve perda de 0,19%, enquanto o recomendo pelo Plano Nacional de Operacionalização -PNO, para cada município é de 5%.

A Secretária de Saúde, Lana Amaral, falou da importância do município em apresentar os resultados do trabalho que está sendo desenvolvido para a melhoria da população: "próximo ano teremos mais sucesso do SUS de Vila Nova dos Martírios" finalizou

#Saúde 09/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo consultório Odontológico é inaugurado em Vila Nova dos Martírios

Nesta segunda-feira (9), na Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda da Conceição, foi inaugurado mais um consultório odontológico, com atendimento do Dr. Farhat Saddi.

O município já disponibiliza esse tipo de atendimento na Unidade Básica de Saúde do Povoado de Cuverlândia e na Unidade Básica de Saúde, Saúde da Família. Durante o período da reforma da UBS Saúde da Família, os atendimentos estão sendo realizados na UBS Maria Raimunda da Conceição.

"Temos mais um consultório na sede do município, na UBS Maria Raimunda, e semana que vem será entregue mais um consultório odontológico na Unidade Básica de Saúde do Povoado de Marcolândia, totalizando quatro consultórios odontológicos" destacou o prefeito Jorge Vieira.

Nos espaços de atendimento, são disponibilizadas mobílias e equipamentos novos e adequados para atender os pacientes com qualidade e higiene, concretizando mais um avanço na saúde da população vilanovense.

#Saúde 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios foi contemplada na Campanha "UNIDOS PELA VACINA”

Vila Nova dos Martírios foi contemplada na Campanha "UNIDOS PELA VACINA", idealizada pelo movimento Unidos pela Vacina e Grupo Mulheres do Brasil, em parceria com empresas do setor privado e apoiado pela Famem.

Nesta quarta-feira (4), o município recebeu os seguintes equipamentos: uma câmara fria vertical de 120 litros e três caixas térmicas de 15 litros. Esses equipamentos são destinados à rede de frios. Em 2021, a Secretaria de Saúde adquiriu três câmaras frias vertical, sendo uma de 1.100 litros e duas de 340 litros, e quatro freezers de 166 litros.

A Secretaria de Saúde, Lana Amaral, destacou a importância de investir em equipamentos para a rede de saúde para melhorar a conservação e armazenamento das vacinas, a primeira medida de prevenção contra os agravos de saúde.

#Saúde 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Socorristas do SAMU recebem capacitação sobre emergência obstétrica

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Vila Nova dos Martírios, realiza capacitação para os socorristas e técnicos de enfermagem, com o tema: "Emergências Obstétricas". O enfermeiro Carlos Vicente, servidor do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Penha, realizou a capacitação.

Por meio dessa formação, os socorristas do SAMU e técnicos de enfermagem, vão desenvolver um atendimento mais qualificado, seguro e humanizado às gestantes atendidas pelos serviços de saúde do município.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Educação 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE As Secretarias de Saúde e de Educação firmaram parceria para realizar o Programa Saúde na Escola.

A primeira ação do programa foi nesta quinta-feira (28), na Escola de Ensino Infantil Sonho de Criança. O atendimento foi realizado pela Secretária de Saúde Lana Amaral, juntamente com a equipe de agentes de saúde e enfermeiros.

As crianças foram pesadas, medicadas, receberam vitamina e foi verificada ainda a sua Carteira de Vacinação. Os alunos e alunas também receberam orientações sobre cuidados com higiene bucal, por meio de uma conversa lúdica, e receberam um kit contendo escova e creme dental. As crianças receberam também aplicação de flúor.

#Saúde 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza treinamento do Sistema PEC e-SUS para vacinadores do município

Nesta segunda-feira (18), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Raimunda da Conceição, o técnico da Secretaria de Saúde, Jhony Sousa, e a Coordenadora de Imunização, Maria Margareth Albuquerque de Lima, realizaram um treinamento de como alimentar o Sistema PEC e-SUS. O momento foi voltado para os vacinadores das UBS de Vila dos Martírios, para as campanhas de Gripe e Sarampo.

"Estamos investindo em treinamento dos nossos colaboradores para que, dessa forma, o atendimento aos pacientes seja mais rápido e eficiente, lembrando sempre dos protocolos do Ministério da Saúde, inclusive o de informar todas as nossas ações", finaliza a Secretária de Saúde Lana Amaral.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 11/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde comemora a semana da mulher com o Projeto Saúde e Foco

Na semana que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretária de Saúde, Lana Amaral, visitou o Projeto Saúde em Foco, que funciona nos Povoados de Curvelândia, Marcolândia e na sede de Vila Nova dos Martírios. O projeto trata-se de aulas de Zumba, aeróbica e circuito de ginástica, para mulheres e homens de todas as idades.

Lana Amaral distribuiu camisetas para as participantes e falou da importância da atividade física. "Eu parabenizo cada uma de vocês que estão participando desse projeto que contribui para prevenir enfermidades, pois os exercícios físicos contribuem para a melhora do corpo e da mente. Fico muito feliz em ver mulheres de todas as idades aqui, isso mostra que estamos alcançando nosso objetivo que é proporcionar qualidade de vida através da saúde para todos nós".

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 08/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde Lana Amaral comemora Dia Internacional da Mulher com pacientes de UBS

Nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a Secretária de Saúde, Lana Amaral, visitou as Unidades Básicas de Saúde - UBS da sede de Vila Nova dos Martírios para comemorar a data especial juntos às pacientes de cada UBS.

A Secretária fez uma fala sobre a importância da saúde e as dificuldades de ser mulher. "Temos uma vida muito atribulada, com muitas responsabilidades, mas não podemos esquecer do nosso cuidado pessoal. A mulher é o alicerce de um lar e precisamos de saúde para continuarmos nossas lutas diárias, que não são poucas."

Lana também demostrou empatia com todas as mulheres do município. "Enquanto gestora da Saúde do Município, enquanto cidadã de Vila Nova e mulher, estou à disposição para aparar todas as mulheres porque nós temos que nos unir para conseguir avançar. E eu sei como é difícil cuidar de uma família, sem esquecer de nós. Também sei que passamos por muitas provas, mas para Deus, nada é impossível"

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 19/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza entrega de próteses dentárias

A Secretária de Saúde Lana Amaral, acompanhada do vereador Josimar do Ouro, entregou, nesta sexta-feira (18), próteses dentárias para pessoas de baixa renda de Vila Nova dos Martírios. Essa é uma indicação feita por Josimar do Ouro e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

A indicação do vereador vem de encontro ao programa do Governo Federal "Brasil Sorridente", que promove ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, e ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

"O programa Brasil Sorridente existe desde 2004, mas somente hoje, em 2022, através da gestão do Prefeito Jorge Vieira e com muito esforço da Dra. Lana, nós podemos realizar com a graça de Deus o sonho dessas pessoas, que é voltar a sorrir. É por isso que estamos muito felizes", comenta a enfermeira responsável pela UBS do Povoado de Curvelândia, Nathália Santos de Souza.

Lana Amaral fala de sua felicidade ao ver os novos sorrisos dos vilanovenses. "Hoje eu posso dizer que estou me sentindo realizada, não só como profissional da área (odontologia) que sou, mas como pessoa de ver que estou podendo ajudar nossa gente. É um projeto que eu tinha no meu coração e estou muito feliz em poder realizar o sonho dessas pessoas"

O Técnico em Próteses Dentárias, Vicente Linard Filho, veio realizar os atendimentos aos pacientes e detalhou o processo de adaptação. "Encontramos aqui pessoas que estão há 15 anos sem a dentição, esses pacientes vão sentir uma mudança de vida, até o rosto fica diferente com todos os dentes. Sem contar que uma prótese com essa qualidade custa no mínimo R$ 1.000,00 (mil reais) e aqui estão recebendo de forma gratuita".

"Essa é mais uma conquista para o povo de Vila Nova, porque todos os que precisam estão tendo atendimento odontológico de qualidade. Eu quero ver todo mundo com um sorriso bonito, porque graças a Deus estamos tendo muitos motivos para sorrir com os avanços que Vila Nova está tendo" finaliza o Prefeito Jorge Vieira.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde Lana Amaral vistoria reforma da UBS do Povoado de Marcolândia

A Secretária de Saúde do município de Vila Nova dos Martírios, Lana Amaral, visitou nesta quinta-feira (17) as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Povoado de Marcolândia, que se iniciou nesta semana, acompanhada da Coordenadora da Atenção Básica, Dulcineia Borges é a Coordenadora de Imunização Maria Margareth Albuquerque de Lima.

"Nós estamos com muitos problemas estruturais nas UBSs, por isso me reuni com o Prefeito Jorge Vieira e pedi para fazer um projeto de reforma e ampliação das UBSs. Essas reformas vão dar mais conforto e segurança para os pacientes e nossos trabalhadores. Também vai ser instalado um consultório odontológico para fazer o atendimento da comunidade desse povoado", explicou a Secretária de Saúde Lana Amaral.

A reforma iniciou pela UBS do Povoado de Marcolândia, mas o projeto contempla as UBS de Curvelândia, Jatobazinho e Saúde da Família. Depois de prontos, os prédios terão consultórios odontológicos, instalações hidráulicas e elétricas novas entre outras mudanças que serão feitas de acordo as recomendações do Ministério da Saúde.

O Prefeito Jorge Viera destaca. "Quando eu falo que quero fazer uma Vila Nova bonita para nosso povo, não é só bonita de se ver, mas uma estrutura funcional, que traga benefícios. Não adianta só ter um Posto de Saúde bonito, o que não é nem o caso daqui, é não atenda a necessidade do povo. Precisamos ter um posto de Saúde bonito, limpo, com espaço para que as pessoas que estão no momento de fragilidade, que é a doenças, se sinta acolhidas no atendimento. É isso que eu quero e é isso que estamos fazendo"

#porumavilanovamelhor

#Saúde 17/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza roda de conversa com gravidas para o Pré-Natal Odontológico

Nesta quinta-feira (17), aconteceu uma roda de conversa com as gestantes que são acompanhadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde de Vila Nova dos Martírios. O tema do encontro "Pré-Natal Odontológico" teve como objetivo falar do acompanhamento que a gestante precisa fazer com o dentista para evitar que problemas de saúde bucal, já instalados, se agravem. Essa assistência também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças.

A ação ocorreu no Posto Saúde da Família. Na ocasião, a Coordenadora da Atenção Básica, Dulcineia Borges, e a enfermeira, Myrceia Pereira, falaram dos cuidados que devem ser tomados durante a gestação, em especial com a higiene bucal.

A Secretária de Saúde, Lana Amaral, dentista por formação, falou da importância do atendimento odontológico na gestação. "Durante a gestação, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças como infecções nas gengivas e cáries. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer".

As gestantes receberam avaliação e orientação odontológica com a Dra. Lorena Leite, dentista que atende no Posto Saúde da Família. As mães ainda receberam brindes, concorreram a prêmios e ao final foi servido um lanche.

O prefeito Jorge Viera destaca a atenção da prefeitura em todas as áreas. "Todos os dias temos vitórias nesta gestão. É uma roda de conversa aqui, uma reforma ali. Todo dia tem um pouquinho acontecendo e é assim que estamos transformando Vila Nova, com trabalho todo dia e em todas as áreas".

#porumavilanovamelhor

#Saúde 09/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza atendimentos com tecnologia de ponta

A Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios adquiriu um bisturi elétrico, que tem como principais vantagens de seu uso: as incisões rápidas e precisas, não havendo a necessidade de exercer pressão demasiada sobre os tecidos; e controle da hemorragia.

Os atendimentos são realizados na Unidade Básica de Saúde do Povoado de Curvelândia, com Dr. Felipe Franco Bazan. Os encaminhamentos vêm das solicitações médicas e são marcadas na Secretaria de Saúde do município.

Os principais atendimentos são de casos de retirada de cistos sebáceos, sinais, lipomas, verrugas, drenagens de abscessos e suturas.

"Esse aparelho tem melhorado o atendimento no município para pequenos procedimentos cirúrgicos e traz grande melhoria na qualidade de vida do paciente" explica a Secretária de Saúde Lana Amaral.

"Esse aparelho vem facilitar e agilizar o atendimento dos pacientes porque é dentro do próprio município. Os mais beneficiados são as pessoas diabéticas, principalmente os idosos que geralmente têm feridas nos pés e pernas. Com esse bisturi elétrico, a cicatrização é muito mais rápida, não tem hemorragias, trazendo uma qualidade de vida para o paciente, porque não fica com feridas expostas e cuida antes que cistos, sinais e feridas evoluam para algo mais sérios" detalha Lana Amaral.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 08/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios zera fila de espera para consultas especializadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Nova dos Martírios concluiu o mês de janeiro zerando a fila de espera para consultas especializadas, no setor de Regulação e do Programa Tratamento Fora do Domicílio. Foram realizadas consultas com Dermatologista, Cardiologista adulto e pediátrico, Endocrinologista, Otorrinolaringologista, Gastroenterologista e Urologista. Além disso, foram realizados exames de Mamografia, Mapa, Holter 24h e Densitometria Óssea.

"Todas as consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade são marcadas pelo Sistema de Regulação — SISREG, objetivando maior organização e controle do fluxo de acesso aos serviços de saúde, visando a humanização no atendimento" explica a Secretaria de Saúde Lana Amaral.

"Nossa gestão é comprometida em fazer com que todo o povo de Vila Nova tenha acesso aos serviços de saúde de qualidade. E nossos esforços nesse trabalho têm dado certo, mais uma vez nos destacamos como uma cidade que tem excelência no atendimento oferecido ao seu povo", destaca o Prefeito Jorge Vieira.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde Lana Amaral entrega Cheque Cesta Básica para gestantes de Vila Nova dos Martírios

Nessa sexta-feira (4), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Raimunda da Conceição, a secretária de Saúde, Lana Amaral, realizou um encontro com a equipe de atendimento médico da UBS, as mães e as mulheres gestantes ou em período puerpério. Nesse bate-papo, as mulheres receberam todas as informações em relação à importância de realizar o pré-natal, sendo, inclusive, determinante para a mãe receber o Cheque Cesta Básica.

O pré-natal é de suma importância para garantir uma gestação segura para a mãe é para o bebê, como explica a Secretária de Saúde Lana Amaral "O pré-natal deve ser iniciado assim que a mulher descobre a gravidez, pois alguns exames feitos durante o pré-natal são importantes para detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero, ou afetar a própria mãe. Quando detectado algo anormal, já encaminhamos para o tratamento para assegurar a saúde da mãe e do bebê".

O município recebeu mais 19 (dezenove) Cheques Cesta Básica do Governo do Maranhão, no valor de R$100,00 reais cada, durante nove meses. Para receber o auxílio, é necessário que a gestante cumpra todas as regras da portaria do Programa que consiste em fazer, no mínimo, seis consultas durante sua gestação e todos os exames solicitados nesse período. Essas ações garantem uma gestação mais segura e com menor risco de mortalidade. O valor serve como complemento para a alimentação da família, buscando garantir uma nutrição adequada para que as mães tenham uma boa recuperação do parto e os bebês se desenvolvam com qualidade.

O prefeito Jorge Vieira destaca a importância dessa atenção na saúde "Não podemos nos descuidar da saúde nem por um minuto, principalmente em uma gestação, que é um momento delicado. É por isso que estamos disponibilizando o que há de melhor na área da saúde, e esse dinheiro vem complementar o atendimento a essas mulheres. Estamos assegurando que essas mães e seus filhos tenham a melhor saúde que o público pode oferecer".

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza exames especializados em Vila Nova dos Martírios

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Penha realiza de forma recorrente atendimento de exame especializado digestivo de Endoscopia e Colonoscopia. Os pacientes são encaminhados pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Esses exames são capazes de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado), identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos (crescimento do tecido) localizados na parede intestinal. São capazes de diagnosticar tumores retais e podem impedir que a doença cause danos mais sérios, se realizado precocemente.

"Estamos trazendo o máximo de atendimento possível para Vila Nova. Dessa forma, os pacientes podem ser atendidos aqui mesmo, sem precisar fazer deslocamento, sem custos financeiros e evitando aglomerações em outros centros de atendimento, o que é muito importante evitar em tempos de Pandemia de Covid-19. Além disso, os atendimentos são realizados no Hospital, mais uma garantia que o exame vai ser feito com qualidade e os pacientes vão ter uma equipe médica preparada para atender, caso necessário" explica a Secretária de Saúde, Lana Amaral.

Em média, 20 (vinte) atendimentos mensais são realizados no Hospital para exames de endoscopia e colonoscopia. Os resultados são entregues com aproximadamente dois dias depois de realizados, na Secretária de Saúde do município.

O gastroenterologista, Dr. Nelson Horácio, além de registrar imagens nos laudos das áreas críticas do aparelho intestinal do paciente, também coleta material nas áreas afetadas, caso necessário, para realizar exames mais detalhados. Dessa forma, os diagnósticos são mais precisos e o médico que vai analisar os exames tem mais informações para dar o diagnóstico ao paciente.

"Mais uma vez estamos trazendo o que tem de melhor para o povo da nossa Vila Nova. O povo está tendo uma saúde de excelência e sem deslocamento para outras cidades, tudo feito aqui mesmo. Eu fico feliz demais em saber que todos os nossos esforços de fazer uma Vila Nova melhor, tem geramos frutos, onde nosso povo é o principal beneficiado", finaliza o Prefeito Jorge Vieira.

#Saúde 05/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia Nacional da Mamografia

A data, comemorada em 5 de fevereiro, tem como objetivo chamar a atenção para a importância do exame na detecção de alterações nas mamas e foi instituída pela Lei nº 11.695/2.008.

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Mas a confirmação de câncer de mama é feita em laboratório, pelo exame histopatológico, que analisa uma pequena parte retirada da lesão (biópsia).

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

As mulheres precisam ficar atentas ao próprio corpo, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde - assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países - é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.

Câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios alerta não só as mulheres sobre os risco de uma câncer de mama, no qual pode ser detectado pela mamografia que é disponibilizada pela Secretaria de Saúde. Por isso não perca tempo, se sente algo diferente ou e tem idade entre 50 a 69 anos, procure sua Unidade Básica de Saúde.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 04/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios alcança pelo segundo quadrimestre consecutivo a melhor colocação na Atenção Primária à Saúde

Vila Nova dos Martírios está, pelo segundo quadrimestre consecutivo, em primeiro lugar na regional em relação ao desempenho na Atenção Primária à Saúde. A Regional que Vila Nova dos Martírios faz parte, é composta pelas cidades de Açailândia, Cidelândia, São Francisco do Brejão, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, São Pedro da Água Branca e Itinga do Maranhão. No conjunto dos setes indicadores, Vila Nova dos Martírios alcançou a nota 6,27, ficando acima da média da regional que é de 5,15.

"Alcançamos pelo segundo quadrimestre consecutivo a melhor colocação na Regional de Saúde de Açailândia, em atenção básica à saúde. Esse é o resultado dos nossos esforços, junto a todos os nossos profissionais de saúde, principalmente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que são fundamentais nesse processo, pois eles estão diariamente na casa das pessoas, trazendo as demandas até nós" comemora a Secretária de Saúde Lana Amaral.

O Indicador Sintético Final (ISF) detalha os sete passos para o atendimento na cidade, que são: 1. Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação; 2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3. Proporção de gestantes que passaram por atendimento odontológico; 4. Cobertura de exame citopatológico; 5. Cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; 6. Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; 7. Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

"Mais um resultado positivo da nossa gestão. Isso mostra que estamos no caminho certo. A prefeitura tem cuidado do seu povo, fazendo a atenção básica funcionar no município. Isso é trabalho, é compromisso com a saúde dos vilanovenses. Estamos a cada dia construindo uma Vila Nova cada vez melhor" finaliza o Prefeito Jorge Vieira.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 03/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza atendimento odontológico

A Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios disponibiliza na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Povoado de Curvelândia e na sede do município, no Posto Saúde da Família, atendimento odontológico para todas as idades.

O agendamento é realizado na recepção de cada Posto de Saúde, todas as segundas-feiras, sendo necessário levar os documentos de identificação do paciente (cartão do SUS e carteira de identidade). São disponibilizados quinze atendimentos por dia, em cada posto, totalizando sessenta atendimentos por semana.

Os procedimentos realizados nos consultórios odontológicos, são: limpeza; raspagem; aplicação de Flúor; extração; restauração; e prótese dentária. Paciente menor de dezoito anos deve ser acompanhado dos responsáveis durante o atendimento.

A Odontóloga, Lorena Leite, fala da qualidade dos equipamentos nos consultórios "tanto os aparelhos como os insumos, como remédios e resinas, usados nos consultórios odontológicos dos Postos de Saúde de Vila Nova, são o que há de melhor no mercado. Então, os pacientes têm um atendimento de excelência, totalmente gratuito. Se precisar sair do consultório com seu receituário, já pega a medicação na farmácia do posto, também gratuito, então um atendimento completo que o município está ofertando para os pacientes".

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde entrega duas UTI´s Móveis para Vila Nova dos Martírios

Nesta quarta-feira (19) o prefeito Jorge Vieira e a Secretária de Saúde Lana Amaral fizeram a entrega de mais duas ambulâncias para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Penha, ficando com uma ambulância comum e duas ambulâncias de Suporte Avançado (UTI) para atender Vila Nova dos Martírios. Estas aquisições, realizadas com recursos próprios, propicia que os povoados com maior número populacional tenham uma ambulância à disposição de forma exclusiva. Os povoados atendidos, são: O Povoado de Curvelândia, que já tem uma ambulância disponibilizada desde o começo do ano passado; e o Povoado de Marcolândia, atendendo o anseio da população de uma ambulância para cada Unidade Básica de Saúde.

A Secretária Lana Amaral fala da importância dessas ambulâncias para a população "Com a aquisição dessas ambulâncias nós conseguimos dar apoio aos atendimentos nos maiores povoados de Vila Nova, onde a população é a maior beneficiada com agilidade no atendimento, ajudando assim a salvar vidas".

Contando com a ambulância de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o município fica com a frota de seis ambulâncias no atendimento à população vilanovense.

"Cada dia que passa nós temos conseguido alcançar nosso objetivo que é dar uma vida melhor para nosso povo, e a saúde é fundamental para isso. Essas ambulâncias vão ajudar muito na velocidade dos atendimentos aos pacientes e sabemos que em situação de saúde cada minuto conta muito, por isso estou muito feliz com mais essa conquista para Vila Nova", finaliza o prefeito Jorge Vieira.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Imunização infantil contra a Covid-19 se inicia em Vila Nova dos Martírios

Nesta terça-feira (25) o prefeito Jorge Vieira e a Secretária de Saúde Lana Amaral deram início a vacinação contra Covid-19 em crianças com idade entre 05 a 11 anos. A imunização se iniciou na Unidade Básica de Saúde (UBS) Saúde da Família e a primeira criança vilanovense vacinada foi Marcelo Cauã Morais da Rocha, de nove anos de idade, seguido de seus outros dois irmãos, Lucas Rafael de Morais Rocha, de sete anos, e Ana Vitória de Morais da Rocha, de cinco anos. A mãe das crianças Ângela de Morais Brito destacou a importância da vacinação.

"Mantenho a caderneta de vacinação deles sempre atualizada, é uma forma de proteger a saúde deles".

Além do prefeito e da secretaria de saúde estavam presentes o vereador Josemar do Ouro, a coordenadora de imunização de Vila Nova, Margareth Albuquerque de Lima, e a equipe de saúde

"Estamos dando início a mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19. Quero parabenizar o voto de confiança que as mães estão nos dando. Graças a Deus estamos avançando mais uma etapa para vencer esse vírus que tem ceifado a vida de tantas pessoas. Essa vacina é mais uma segurança para nossas crianças e seus familiares, principalmente agora com o retorno das aulas 100% presencial. Quero dizer para a semana população que não tenha medo, a vacina é segura, para nós adultos e para as crianças também", comenta a Secretária de Saúde Lana Amaral.

"Vamos vacinar nossos filhos, a vacina já foi testada e aprovada, e as coisas são para o bem do nosso povo. Temos que acabar com esse preconceito contra a vacina contra a Covid-19, então tragam seus filhos" finalizou o prefeito Jorge Vieira.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 16/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios recebe vacinas contra a Covid-19 para criança

Neste domingo (16), a Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios informou a chegada da vacina contra a Covid-19 para crianças. A secretaria informou ainda que a vacinação acontece a partir desta quarta-feira (19), em todos os postos de saúde da cidade.

Nesta primeira etapa, Vila Nova recebeu 100 doses do imunizante Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. Edimilson Brandão, da Regional de Saúde de Açailândia, representante da Secretaria de Saúde do Estado, realizou a entrega.

"Recebemos o imunizante e agora vamos fazer o treinamento com nossa equipe para atender com qualidade todas nossas crianças vilanovenses. A vacina tem a tampa laranja para diferenciar da vacina de adulto", destaca Maria Margareth Albuquerque de Lima, coordenadora de imunização de Vila Nova.

"Lembramos que a única forma de proteger nossas crianças é vacinando. Então, com a vacinação já na cidade, reforçamos nosso compromisso com a vida de nossos pequenos vilanovenses" destaca a secretária de Saúde, Lana Amaral.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 23/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde Lana Amaral faz balanço do ano com servidores da pasta

A Secretária de Saúde de Vila Nova dos Martírios, Lana Amaral, visitou todas as Unidades Básicas de Saúde, Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Penha, SAMU, Agentes de Endemias, Vigilância Sanitária e núcleo administrativo da Secretaria de Saúde Municipal, reunindo com todos os trabalhadores e trabalhadoras para fazer um balanço geral das ações do ano e trazer novas perspectivas para o ano que vem.

"Encontramos uma saúde sem nada, levantamos do nada, organizamos a casa e graças a Deus hoje Vila Nova consegue atender o povo com qualidade em relação à saúde. Ainda temos pontos a serem melhorados, mas os avanços são visíveis. E nada disso seria possível sem o comprometimento de cada um dos nossos colaboradores que tem trabalhado ao meu lado sem dia e sem hora, para dar o melhor para os vilanovenses. Meu coração se alegra ao ver que a Secretaria de Saúde se tornou uma grande família e essa família faz a diferença para todos os vilanovenses" descreve Lana Amaral.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Jorge Vieira e Secretária de Saúde Lana Amaral entregam novos uniformes para servidores

A Secretaria de Saúde vai iniciar o ano de 2022 com todos seus servidores devidamente uniformizados e identificados por setor de atendimento da saúde. Dessa forma, se garante mais segurança no atendimento por conta da identificação dos servidores.

"Uniforme é valorização dos nossos servidores que tem trabalhado duro para dar uma saúde de qualidade para nossa população", finaliza a Secretária de Saúde Lana Amaral.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 03/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza Dia da Saúde no Povoado Sapucaia

A Secretaria de Saúde de Vila Nova, continua realizando atendimentos de saúde nos povoados, dessa vez os contemplados foram os moradores do Povoado Sapucaia. A equipe que realizou a ação "Dia da Saúde", foi a mesma equipe que atuou no Povoado Deus Proteja, a Secretária de Saúde Lana Amaral, o Clínico Geral Lázaro Euripes Camargo, a Enfermeira Myrceia Pereira, a Agente Comunitária de Saúde Francival Silva Oliveira, as Técnicas de Enfermagem Ivanilde Lima Santos e Francisca Silva Bispo, e a coordenadora da Atenção Básica Dulcinea Cardozo Borges.

Os atendimentos realizados foram atualização de carteira de vacinação, inclusive com aplicação das vacinas contra a Covid-19 Astrazeneca; aferição de pressão; teste de glicose; saturação do sangue, pesagem, medição de altura; testes rápidos de Sífilis, Hepatites, HIV/AIDS; exames de prevenção do câncer do colo do útero; aplicação de flúor e orientações odontológicas é entrega de medicamentos da farmácia básica.

"Na semana passada, estivemos no Povoado Deus Proteja, hoje estamos no Povoado Sapucaia e assim vamos visitar todos os povoados do município onde não tem Unidades Básicas de Saúde. É essas ações vão ser constantes. Dessa forma, vamos atender todos os vilanovenses, levando dignidade é saúde para essas pessoas que assim com oquem mora na sede do município, eles tembém e precisam ser assistidos pelo município", finaliza a Secretaria de Saúde, Lana Amaral.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza Dia da Saúde no povoado Deus Proteja

A secretaria de Saúde de Vila Nova esteve no povoado Deus Proteja para realizar o Dia da Saúde. Participaram do momento a secretária de Saúde Lana Amaral, o Clínico Geral Lázaro Euripes Camargo, a Enfermeira Myrceia Pereira, a Agente Comunitária de Saúde Francival Silva Oliveira , as Técnicas de Enfermagem Ivanilde Lima Santos e Francisca Silva Bispo, e a coordenadora da Atenção Básica Dulcinea Cardozo Borges.

Na ocasião, foram realizados diversos atendimentos como atualização de carteira de vacinação, inclusive com aplicação das vacinas contra a Covid-19 Astrazeneca; aferição de pressão; teste de glicose; saturação do sangue, pesagem, medição de altura; testes rápidos de Sífilis, Hepatites, HIV/AIDS; exames de prevenção do câncer do colo do útero; aplicação de flúor e orientações odontológicas. Os remédios das receitas das consultas com o clínico geral foram entregues de imediato.

A Secretaria de Saúde, Lana Amaral, reforça a importância do atendimento dentro da comunidade. "Graças a Deus tivemos a participação da comunidade que atendeu ao nosso chamado por meio da Agente de Saúde, Francival, e conseguimos prestar um atendimento na comunidade, evitando o deslocamento, principalmente dos idosos, até a sede do município".

Os atendimentos foram realizados no Templo da Assembleia de Deus, disponibilizado pela comunidade do povoado Deus Proteja. Também foi feita atualização do cadastro do Programa Bolsa Família, evitando a perca do benefício para os moradores do povoado que é de difícil acesso. Todas as consultas especializadas e exames, que se mostraram necessários durante consulta clínica, serão marcadas pela equipe de saúde.

"Importante salientar que vamos continuar realizando esse projeto em todos os povoados do município, fazendo com que toda a nossa população seja assistida pela Secretaria de Saúde. Eu fico muito satisfeita em estar realizando este projeto e acredito, pelo que vi nessa primeira experiência, que a população que está sendo beneficiada, também fica feliz" finaliza Lana Amaral.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais de 100 ultrassonografias são realizadas por mês em Vila Nova dos Martírios

A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios, por meio da Secretaria de Saúde, continua realizando atendimento de ultrassonografia na Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda. A Secretaria de Saúde tem realizado mensalmente mais de 100 (cem) atendimentos de ultrassonografias, com atendimentos semanal e resultados entregues em apenas uma semana.

Os atendimentos são feitos com agendamento prévio mediante solicitação médica nas consultas feitas dentro de Vila Nova. As ultrassonografias são feitas em gestantes, transvaginais, verificação de pedra na vesícula, garganta, abdome total, próstata, mama, entre outros.

Esses atendimentos no município trazem segurança e comodidade para os vilanovenses, aumentando as oportunidades para que possam acompanhar os atendimentos. A humanização dos exames faz toda diferença para os pacientes, principalmente para os idosos e as gestantes, com acesso além de outras coisas, como ouvir os batimentos do coração do bebê e o sexo da criança.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza treinamento com equipe do SAMU

Nessa última quarta -feira (17), foi realizado um treinamento de suporte básico de vida, ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente Regional de Imperatriz (NEP) para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A viabilização do treinamento foi feita pela Coordenadora Regional do SAMU 192 Imperatriz, Josemkelma Melo dos Santos Costa e a Coordenadora do SAMU de Vila Nova dos Martírios, Edinaria Gadelha Vicente. Este núcleo do NEP realiza treinamentos internos com abordagem do cotidiano e atualiza os funcionários sobre novas técnicas.

O treinamento foi realizado pelos instrutores: Marcos Antônio Barros Lima, enfermeiro Coordenador da CCIH SAMU 192 Regionais de Imperatriz; Danilo Sancho, técnico de Enfermagem do SAMU 192, especialista em Urgência e Emergência e instrutor do NEP; Gertrudes Ferreira Henrique Benigno, enfermeira formada na Universidade Federal do Maranhão -UFMA, pós graduada em urgência e emergência e UTI - Inespo, coordenadora de enfermagem do SAMU 192 Regional de Imperatriz, e Dr. Alexsandro Freitas, Médico Regulador e intensivista do SAMU 192 Regional de Imperatriz.

Este aperfeiçoamento teve como objetivo capacitar os funcionários do SAMU dos municípios de Vila Nova dos Martírios e Cidelândia para que eles possam realizar triagem e atendimento eficientes, e posteriormente, fazerem o encaminhamento da possível vítima para o local adequado, com todas as normas e técnicas de biossegurança aplicadas.

A enfermeira coordenadora do NEP SAMU 192, Tatiara Araújo Freitas Ghader, explica que o Núcleo de Educação Permanente do SAMU é a estrutura responsável por "averiguar, trabalhar com a realidade dos serviços e estabelecer o nexo entre trabalho e educação, para resgatar o processo de capacitação de educação permanente e continuada para o desenvolvimento dos serviços e geração de impacto em saúde dentro do cada nível de atenção".

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 12/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Vila Nova conclui teste de vazão de poços artesianos

A Secretaria de Saúde realiza testes rotineiros para medir a vazão das bombas de todos os poços artesianos que fornecem água para a população de Vila Nova dos Martírios. Esses testes de bombeamento, ou de produção como também é chamado, são realizados pela equipe da Vigilância Sanitária, coordenado pelo Químico do município, Welson Muniz de Castro, com apoio da Secretaria de Infraestrutura.

Elson Gomes Meikilo, Secretário de Infraestrutura, fala do abastecimento de água no município: "Desde o começo da gestão que temos trabalhado para melhorar o abastecimento de água do município. Fazendo reparos e equipando os poços artesianos e as caixas de água, colocando servidores exclusivos para esse setor, tudo isso para que sejam minimizados possíveis problemas de falta d'água. E esse trabalho é para melhorar a água que todos nós bebemos diariamente. "

Esses testes tem a finalidade de saber a realidade do fluxo de água dos poços, para instalar dosadores de cloro, para que todo sistema de água seja clorado nos limites de portabilidade, confiáveis para consumo humano segundo as normas determinadas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitárias - ANVISA.

"Nós temos o compromisso como gestor e como morador de Vila Nova de melhorar a vida de todos os vilanovenses. E vamos atuar em todos os setores, e a água, é fundamental para a qualidade de vida de todos" finaliza o Prefeito Jorge Vieira.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipe da Secretaria de Saúde participa de capacitação na cidade de Imperatriz

Nos dias 09 e 10 aconteceu, no município de Imperatriz, uma capacitação do Programa Previne Brasil com os municípios que compõem as Regionais de Saúde de Imperatriz e Açailândia. A Capacitação foi ministrada pelos Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, no auditório da Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Participaram do momento a Coordenadora da Atenção Básica, Dulcinea Borges; a enfermeira da UBS Saúde da Família, Diana Divino; a Agente Comunitária de Saúde, Raimunda Nonata Silva Souza e o responsável pela Sistema de Informação, Dione Sousa.

O programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde -APS, e foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Ele leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal. A capitação ponderada: cadastro de pessoas, pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

A Secretaria de Saúde Lana Amaral reitera a necessidade de capacitação dos servidores: "Estamos trabalhando todos os dias para que a saúde do nosso município melhore, e para isso os nossos profissionais têm que estar capacitados para atender nossos munícipes e saber trabalhar com todos os programas para que consigamos bater todas as metas de saúde propostas pelos governos Estaduais e Federais, como já estamos fazendo desde o início da gestão Jorge Vieira".

A capacitação tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 29/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios está no TOP 20 do Maranhão Entre os municípios que mais vacinaram contra Influenza

É com grande alegria que Vila Nova dos Martírios está no TOP 20 dos municípios que mais vacinaram contra Influenza 2021, no Maranhão

Nossa cidade superou, com muito empenho e dedicação, os municípios vizinhos da Regional de Saúde de Açailândia no ranking da vacinação.

A gestão Jorge Vieira mostra mais uma vez que faz os maiores esforços para tornar Vila Nova um lugar cada vez melhor!

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 29/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comemoração do Outubro Rosa é sucesso em Vila Nova dos Martírios

A Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (28) a Comemoração do Outubro Rosa com a comunidade de Vila Nova dos Martírios na Praça Davi Alves Silva. Na oportunidade foi realizado atendimentos com as enfermeiras, realizando orientações e testes rápidos de Sífilis, Hepatites e HIV/AIDS, pílulas pílulas anticoncepcionais é entrega de preservativos masculinos e femininos. Além disso, também foi realizado limpeza facial com hidratação, spar das mãos e retirada de sobrancelhas. A Secretária de Saúde Lana Amaral, sorteou brindes para a comunidade e distribuiu camisetas.

No mesmo dia, foi iniciado as atividades da Zumba no município, com seis professores ministrando a aula com ritmos diferentes. Participaram a população da sede e do Povoado de Curvelândia. Mesmo com forte chuva e falta de energia, as mulheres permaneceram até o final das atividades.

"Apesar dos imprevistos, considero positivo o saldo da nossa atividade, tivemos muito atendimentos, tanto na área da beleza como com as enfermeiras. As mulheres receberam as orientações necessárias e ainda se divertiram. A nossa intenção de alertar sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde, de ficar alertas as mudanças físicas que passamos e ir periodicamente ao médico, foi alcançada", finaliza A Secretaria de Saúde Lana Amaral.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza formação com equipes das UBSs de Vila Nova dos Martírios

A Secretaria de Saúde realizou, nesta quarta-feira (26), uma reunião com as equipes de todas as Unidades Básicas de Saúde -UBS de Vila Nova dos Martírios. A formação aconteceu com as equipes das UBS Saúde da Família dos povoados Maria Raimunda, Curvelândia, Marcolândia e Jatobazinho e teve como tema: Indicadores do Previne Brasil.

O Programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde -APS, instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Ele considera três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde). Foram discutidos os indicadores e tiradas as dúvidas de como realizar os registros de informações.

O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020 com a proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Vila Nova realiza ação de acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família

Aconteceu nesta segunda-feira (25), na Unidade Básica de Saúde de Vila Nova dos Martírios, o acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família que residem na sede do município. Na ocasião, foram atualizados os dados das famílias no sistema do Programa, a Plataforma e-Gestor AB -Sistema Bolsa Família. As equipes fizeram pesagem, medição e atualização vacinal de todo o grupo familiar.

Pela primeira vez Vila Nova dos Martírios realiza um acompanhamento minucioso com os beneficiários do Bolsa Família. A intenção é ter um levantamento completo dos dados dessas famílias, para com base nessas informações acompanhar o desenvolvimento nutricional e, consequentemente, da saúde.

Essa atualização cadastral também serve para garantir que os beneficiários não sejam desligados do Programa Bolsa Família por falta de informações prestadas pelo município, ou seja, essas ações beneficiam as famílias que continuam recebendo mensalmente o valor para complementar a renda sem se preocupar com trâmites burocráticos.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 23/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mobilização marca dia de imunização contra a Covid -19 da segunda dose da vacina Pfizer

A Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (20), a mobilização de imunização contra a Covid-19, com foco na aplicação da segunda dose de todos que foram vacinados no dia 18/08, com a vacina do laboratório da Pfizer. Os atendimentos foram realizados na Unidade Saúde da Família, atendendo os pacientes com idade a partir de 12 anos.

"Estamos tendo uma boa procura pela vacinação e a imunização do município contra a Covid-19 já está bem avançada". Completa a Secretária de Saúde Lana Amaral.

Lembrando sempre que a imunização só está completa após receber as duas doses da vacina.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde faz ação de atualização de vacinação das crianças vilanovenses.

A Secretaria de Saúde realizou a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes, nos Postos de Saúde da sede do Município e dos povoados, nas Unidades Básicas de Saúde.

A Secretária de Saúde Lana Amaral fala da necessidade de atualizar a carteira de vacinação das crianças e adolescentes. "A vacinação é importante para evitar muitas doenças, e doenças que podem matar, como a Covid-19 ou outras que podem deixar sequelas para vida toda, como as meningites. Os pais de Vila Nova têm levado seus filhos nos postos de saúde para a vacinação e isso vai se refletir na saúde e bem-estar de todo o município".

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 28/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios premia os Agentes Comunitários de Saúde Destaque do Município

Após o balanço do Segundo quadrimestre do ano finalizado, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde concluiu a classificação das três Agentes Comunitários de Saúde que mais se destacaram no acompanhamento das famílias, dentro de sua área e atuação no Município de Vila Nova dos Martírios. Ao todo, o município conta com 27 agentes.

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável por visitar as famílias dentro de sua área de atuação do município. Nestas visitas, o profissional faz o acompanhamento da saúde das famílias e auxilia no encaminhamento dessas pessoas para tratamento, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde- SUS.

A Secretária de Saúde Lana Amaral entregou uma premiação simbólica de agradecimento aos esforços e dedicação às três Agentes Comunitário de Saúde -ACS que se destacaram, são elas: Luzia da Cruz Soares, lotada na Unidade Básica de Saúde do Povoado Jatobazinho, que ficou em primeiro lugar na classificação geral. O segundo lugar ficou com Ana Paula Pereira Lima, da Unidade Básica de Saúde do Povoado de Marcolândia. E o terceiro lugar ficou com Roseni Mesquita, da Unidade Básica de Saúde de Curvelândia.

"Estamos muito felizes com esse resultado onde os povoados se destacaram em atendimentos da população, isso significa que estamos conseguindo atingir toda a população de Vila Nova. Esse destaque também é importante para que sirva de incentivo para que todos os Agente de Saúde continuem empenhados na execução do trabalho de acompanhamento das famílias. E quem sai ganhando sempre é a população que tem um atendimento diferenciado, qualificado, trazendo qualidade de vida para todos" completa a Secretária Lana Amaral.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão de vacinação da Primeira e da Segunda dose da vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde realizou um mutirão de vacinação da Primeira e da Segunda dose da vacina contra Covid-19, na Unidade Básica Saúde da Família. A ação se iniciou pela manhã e seguiu durante a noite dessa última terça-feira (21). Este horário especial foi pensando para atender toda a população de trabalhadores e trabalhadoras do comércio de Vila Nova dos Martírios que não tem tempo de sair no horário de expediente para os postos de vacinação.

Vila Nova dos Martírios tem se destacado com as ações de vacinação, graças ao engajamento de toda a equipe de saúde e da população que comparece para fazer a imunização, que só está completa com a aplicação da segunda dose contra o coronavírus. Apesar dos altos índices de imunização e baixa taxa de mortalidade do nosso município, não podemos abandonar a prevenção do contágio dessa doença. Ainda é necessário o uso de máscara de proteção individual, álcool em gel e principalmente a vacinação, pois o método mais eficaz de não haver o contágio ou ter os sintomas da doença amenizados consideravelmente.

"Essa ação só foi possível graças ao empenho de toda a equipe da Unidade Básica Saúde da família que ficou durante todo o dia e a noite atendendo a população. E todo o apoio que a Secretária de Saúde, Dona Lana Amaral, sempre nos dá para realizar nossas ações" comenta a coordenadora de Imunização Maria Margareth Albuquerque Lima.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios realiza exames especializados nos pacientes vilanovenses

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), o primeiro atendimento de exames especializados no município. Foram ofertados exames de endoscopia e colonoscopia para todos os vilanovenses com requerimentos médicos.

A Secretaria de Saúde realizou os atendimentos no Hospital Municipal Nossa Senhora da Penha, pois segundo a Secretária Lana Amaral: "Temos uma estrutura de atendimento de profissionais e medicamentos adequados para atender os pacientes que vão fazer esses exames especializados, pois precisam de sedação. Caso seja necessário, os pacientes terão pronto atendimento com a equipe hospitalar. Sem contar que esses pacientes não vão ter custos com esse atendimento".

Além dos exames de ultrassonografias que já são ofertados para a população mensalmente, esses exames especializados vão entrar na rotina de serviços prestados pela Secretaria de Saúde. Todos os pacientes de Vila Nova dos Martírios com solicitações medicas vão receber atendimento dentro do município de forma constante, garantindo agilidade na resolução do problema do paciente, na comodidade e no conforto já que não é necessário se deslocar para outro município.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão de imunização com a segunda dose contra Covid-19

A Secretaria de Saúde realizou, nesta terça-feira (14), o mutirão de imunização com a segunda dose contra Covid-19 dos vilanovenses vacinados nos Arraiás de Vacinação, ocorridos nos dias 01/06, com a vacina Atrazenica, e no dia 02/07, com a Coronavac. A ação foi realizada durante todo o dia na Praça Davi Alves Silva. A intenção é finalizar a imunização de quem já foi vacinado a partir do mês de junho deste ano com a segunda dose da vacina contra a Covid-19, pois a proteção só estará completa após tomar as duas doses, diminuindo drasticamente as chances de se contaminar com o vírus ou ter os sintomas amenizados.

Vila Nova dos Martírios já está vacinando todos seus cidadãos a partir de 12 anos, garantindo uma alta taxa de imunização no município, o que se reflete nos baixos índices de contaminação e mortalidade da cidade. Mas as recomendações de higiene pessoal continuam, com o uso de máscaras de proteção, álcool em gel e distanciamento social.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 06/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Secretaria de Saúde convida todas as vilanovenses entre 50 a 69 anos a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima

Esse é o primeiro passo para ser encaminhada ao atendimento com profissionais de saúde adequados para cada caso. Se necessário, vão receber a solicitação para realizar o exame de mamografia.

Quando detectado o câncer de mama no início, as chances de cura aumentam consideravelmente. Por isso, não perca essa oportunidade.

#Saúde 06/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios, realizou acompanhamento da 2ª Vigência do bolsa família nos Povoados

Todos as gestantes e crianças que recebem o benefício tem por exigência o acompanhamento das condições de saúde, acompanhando através de vacinação; consultas periódicas e desenvolvimento nutricional através do peso. Todos os dados colhidos devem ser registrados na Plataforma e-Gestor AB -Sistema Bolsa Família.

Essas ações contribuem para a manutenção dos beneficiários no Programa Bolsa Família garantindo essa renda para as famílias que se enquadrem nos requisitos exigidos pelo governo Federal. Servindo de suporte para melhoramento da nutrição e manutenção da saúde das famílias atendidas.

"O Acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família é uma ação muito importante pois direciona com mais eficiência os atendimentos e a alimentação dos sistemas necessário para que os usuários não fiquem sem esse recurso que faz toda diferença no orçamento no final do mês" conclui a Secretaria de Saúde Lana Amaral.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 28/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agente Comunitários de Saúde de Vila Nova dos Martírios recebem treinamento sobre o E-SUS

A Coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, Ivameire Pedrosa, realiza treinamento com todos os Agentes Comunitários de Saúde do Município de Vila Nova dos Martírios.

A finalidade da capacitação é fazer um aprimoramento dos trabalhos de atendimento à população, com foco na resolução de inconsistências por equipe e individuais e também reforçar as informações sobre migração do bolsa família para o sistema do e-SUS.

Desta maneira, todos os agentes de saúde do município estarão capacitados para melhorar a cobertura na sua área de atuação junto à comunidade, melhorando o atendimento na área da saúde.

#Saúde 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A secretaria de Saúde finalizou as programações do Agosto Dourado, que faz alusão ao incentivo do Aleitamento materno.

"A nossa intenção é que todas as mães tirem todas suas dúvidas e compreendam a importância do aleitamento materno para a saúde das mães e, principalmente, dos bebês, o que vai impactar de forma positiva os números de doenças chamadas de corriqueiras", esclarece a coordenadora da atenção básica do município, Dulcineia Borges.

A Nutricionista Suellen Ribeiro deu algumas orientações sobre as principais dúvidas que surgem para as mães neste momento: "sempre é bom ressaltar que nosso corpo é inteligente, por isso o leite materno tem todos os nutrientes necessários para alimentar de forma satisfatório os bebês de forma exclusiva até os seis meses. E não existe leite "forte" ou leite "franco", todas as mulheres produzem leite igual, o que muda é a forma e o tempo de amamentar. O que contribui para essas mulheres terem um melhor desemprenho é uma alimentação saudável e a ingestão de bastante água".

A Secretária de Saúde Lana Amaral, como odontóloga, falou sobre a importância de ter os cuidados com os dentes.

"Não podemos esquecer da atenção com os dentes das gestantes e das crianças, temos que lembrar que mesmo sendo bebês é necessário fazer uma boa higiene bucal, evitando assim consequências de uma má deglutição, dores e extrações dentarias, o que prejudica a saúde física como o todo".

As grávidas foram levadas pela equipe de coordenadores e Agentes de Saúde das Unidade Básicas de Saúde da sede de Vila Nova dos Martírios, Maria Raimunda e Saúde da Família.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde finaliza campanha de imunização com os adolescentes acima de 12 anos

A Secretaria de Saúde finalizou, nesta quarta-feira (25), a campanha de imunização contra a Covid-19 que aconteceu nas unidades de Saúde dos Povoados de Marcolândia, Curvelândia e no Posto Maria Raimunda, aqui em Vila Nova dos Martírios.

A vacinação teve como foco os adolescentes acima de 12 anos e as gestantes. "Continuamos com nossos esforços de realizar campanhas de conscientização e ações mais pontuais para que toda a população de Vila Nova se imunize. E essa campanha de vacinar os adolescentes é muito importante, já que as aulas presenciais do estado começaram. A imunização vai dar mais segurança tanto para os alunos como para os professores", comenta a Secretária de Saúde Lana Amaral.

Todas as vacinas aplicadas no município foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária -ANVISA, garantindo toda a segurança na aplicação para os vilanovenses. E vale ressaltar a importância de tomar as duas doses, já que a proteção da imunização só está completa depois da segunda dose, garantindo a diminuição significativa nas infecções e internações já que as severidades dos sintomas são abrandados.

#Saúde 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde imuniza 328 vilanovenses

Aconteceu nessa quarta-feira (18) a primeira dose de imunização da Covid-19 com a vacina da Pfizer para todos os vilanovenses a partir de 12 anos de idade, no Posto Saúde da Família. Esta vacinação contou com a colaboração da equipe da Secretaria de Saúde do Estado, que veio ao município para fazer treinamento, busca ativa dos pacientes que ainda não tomaram a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 e auxiliar no atendimento da imunização desde dia "D" de vacinação.

A Coordenadora de Imunização, Maria Margareth Albuquerque de Lima, explica sobre a necessidade da vacinação.

"Quando a pessoa é imunizada com a primeira dose de vacina, independente de qual seja o laboratório, o paciente não deixa de proliferar o vírus, mas já reduz e muito os riscos de se contaminar com a Covid-9, e caso seja contaminado, os sintomas serão de formas muito leves. Tomando a segunda dose fica mais seguro ainda, caindo drasticamente a possibilidade de contaminação, sintomas e mortalidade pelo coronavírus".

A secretária de Saúde de Vila Nova, Lana Amaral, completa:
"É muito importante essas ações feitas no município, só assim conseguimos alcançar esses números tão expressivos como esse de hoje. Aplicar 328 doses de vacina, são 328 pessoas protegidas contra essa doença. Somente dessa forma que estamos conseguindo proteger nossa população e voltar a normalização do município. Eu agradeço muito a colaboração de toda a equipe que sempre se esforça bastante para alcançar os melhores índices de imunização na Regional de Saúde e melhorar a vida dos vilanovenses no que diz a respeito à saúde".

#Saúde 12/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde Lana Amaral entrega premiação de R$ 5.000,00 do Programa Segunda Dose Premiada do Governo do Estado

Eunice Silveira Trabach foi a contemplada no sorteio realizado pelo Governo do Estado, no Programa Segunda Dose Premiada. Esse programa tem o intuito de incentivar as pessoas a tomarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19, dessa forma, os pacientes tem sua imunização completa, diminuindo significativamente os casos de contagio, transmissão ou sintomas do coronavírus.

A participação no sorteio não requer cadastro, pois todos os vilanovenses que tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19 são cadastrados pela equipe da Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios no CONECT SUS. A Secretária de Saúde, Lana Amaral, foi pessoalmente na casa da felizarda entregar a premiação, infelizmente a mesma não se encontrava e todas as informações de como resgatar a premiação foi fornecida a sua filha.

"Ficamos muito felizes com esses incentivos aos maranhenses para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid, temos mais dificuldades de dar a segunda dose do que a primeira, esperamos que mais pessoas de Vila Nova sejam contemplas e que todos se dirijam aos postos de saúde para terminarem a imunização", completa Lana Amaral.

O sorteio foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e está disponível pelo canal do Governo do Maranhão no YouTube (https://youtu.be/dRphGjZBRk4) ou você pode consultas a lista de sorteados que está disponível no site do programa (dosepremiada.ma.gov.br)

#Saúde 08/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde Lana Amaral faz sorteio de brindes para os pais da rede municipal de saúde.

" É uma forma de homenagear esses homens que tem feito a diferença na nossa secretária neste dia tão especial que e o dia dos pais" cometa a Secretária.

#Saúde 30/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde Lana Amaral entrega câmara de conservação de vacinas em Vila Nova dos Martírios

A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios tem investindo no melhoramento do atendimento de toda população através do aparelhamento da rede de saúde. Já foram entregues quatro freezers horizontais nas maiores Unidade Básicas de Saúde do Município, localizadas na sede do município e nos Povoados de Marcolândia e Curvelândia.

"Quando faltava energia, principalmente nos Povoados de Marcolândia e Curvelândia, tínhamos que sair da Sede, às vezes até de madrugada para pegar as vacinas e conservar em outro local. Agora, com esses freezers, teremos gelox (gelo reutilizável rígido) suficiente em estoque para ficar conservando as vacinas em caixa térmica sem a necessidade de ficar transportando de um lugar", explica a Coordenadora de Imunização, Maria Margareth Albuquerque de Lima.

Essa semana foi entregue mais três câmaras de conservação de vacinas, destinadas as Unidades de Saúde dos Povoados de Curvelândia e Marreco, onde cada um ficou o equipamento que comporta até 420 litros. E o centro de armazenamento de vacinas que fica nas instalações do Hospital Municipal Nossa Senhora da Penha, recebeu o maior com capacidade de mais de 1000l, comportando mais de 900 mil doses de vacinas.

A Secretária de Saúde, Lana Amaral, completa que "estamos com um grande fluxo de doses de vacina, principalmente da Covid-19, e não podemos correr o risco de perder vacina por não ter armazenamento adequado. Seria um enorme prejuízo para os cofres públicos e principalmente para a saúde da população de Vila Nova".

Essas câmaras de armazenamento são específicas para vacinas e o controle de sua temperatura pode ser feito a distância. Dispõem ainda de baterias reservas com capacidade de durabilidade de até quatro horas em uma falta de energia. Os investimentos realizados no município vão atender a população com mais eficiente e gerar economia de tempo e recursos dos trabalhadores e trabalhadoras da rede municipal de saúde, evitando desperdício de recursos da prefeitura.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 29/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde Lana Amaral finaliza campanha de Conscientização da Saúde do Homem em Vila Nova dos Martírios

Secretaria de Saúde finaliza campanha de conscientização da saúde masculina em Vila Nova dos Martírios

Nesta manhã de quinta-feira (29), ocorreu o encerramento da Campanha de Conscientização da Saúde Masculina nas Unidade de Saúde Posto Saúde da Família de Vila Nova dos Martírios. O público masculino recebeu atendimento médico com prioridade, dando foco na testagem rápida para Hepatites, Sífilis, HIV, atualização da carteira de vacinação e conscientização sobre a necessidade dos homens darem atenção à saúde, realizar os exames de rotinas e os específicos para esse público como os exames de próstata.

"Encerramos mais essa campanha muito orgulhosos do trabalho que fizemos. A população masculina compareceu, fez seus exames e agora podemos acompanhar de perto a saúde dos vilanovenses. Mais uma demonstração de cuidado com a população que Jorge Vieira oferece" destacou a secretária de Saúde, Lana Amaral.

#Saúde 28/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão de vacinação

A Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (28) o mutirão de vacinação contra Covid-19. Nesta etapa foram imunizadas as pessoas acima de 18 anos.

A ação ocorreu de forma simultânea no Povoado Curvelândia, Povoado Marcolândia e na sede do Município.

Na oportunidade, também foi feita a imunização contra a Gripe a toda população a partir de 6 meses de idade.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios promove Dia “D” de vacinação de cães e gatos contra a raiva

Ocorreu durante esta sexta-feira (23) o Dia D de vacinação de cães e gatos contra a raiva em Vila Nova dos Martírios. Foram vários pontos de vacinação na cidade para garantir ampla cobertura vacinal. "A vacinação protege nossos cães e gatos da raiva e protege também nossa sociedade" disse o morador Evandro Sousa Silva que levou seu pet para vacinar. "É um momento importante para garantir a vacinação dos nossos bichinhos de estimação. Essa ação mostra nosso carinho com os animais de Vila Nova" destacou o prefeito Jorge Vieira.

#Saúde 22/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza campanha de conscientização e atendimento voltado para saúde do homem

Nesta semana foi realizado atendimento de saúde exclusivo para o público masculino nas Unidades Básicas de Saúde do Povoado e Curvelândia e na sede do Município de Vila Nova dos Martírios.
Na ocasião, foram realizadas palestras sobre a prevenção da Saúde do Homem, atendimento médico, testagem rápida para Hepatites, Sífilis, HIV e atualização da carteira de vacinação.

"Temos mais dificuldades de alcançar o público masculino nos atendimentos de rotina, por isso pensamos nesta campanha exclusiva para incentivar ou lembrar que eles também precisam fazer acompanhamento médico, cuidar da sua saúde para que não corram o risco de descobrir alguma coisa mais grave quando não tiver mais como reverter ou seja muito doloroso de tratar. Graças a Deus tem sido um sucesso de público graças ao empenho de toda equipe da Secretaria de Saúde que tem feito um ótimo trabalho em Vila Nova" comenta a Secretária de Saúde Lana Amaral.

Fora desta semana, os atendimentos para o público masculino continuam em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

#Saúde 20/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Vila Nova dos Martírios realiza sanitização no Hospital e postos de Saúde

Com objetivo de minimizar ao máximo a possível proliferação do vírus SARS-COV-2 causadores da Covid-19, bem como de demais microrganismos patológicos como bactérias e fungos, responsáveis por várias enfermidades, a Prefeitura Municipal de Vila Nova dos Martírios vem realizando serviços de Sanitização em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município; no SAMU; na Secretária Municipal de Saúde e Hospital Municipal Nossa Senhora da Penha.

A prefeitura utiliza produtos recomendados pela ANVISA a base de quaternário de amônio, o qual confere uma aplicação de grande eficácia, com grande estabilidade do produto e excelente efeito residual. Possui também efeito bactericida e fungicida.

"Essas ações são de suma importância para que nossos trabalhadores estejam protegidos, e dessa forma, a Secretaria de Saúde possa dar um melhor atendimento com profissionais capacitados e gozando de saúde, além de evitar possíveis contaminações até da população que vem procurar atendimento nesses setores", completa a Secretaria de Saúde, Lana Amaral.

Importante ressaltar que a limpeza diária nas unidades de atendimentos é fundamental, bem como estar atentos quanto a higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%. O uso de máscaras de proteção individual, distanciamento social de pelo menos um metro e meio, se possível, fique em casa, também são medidas protetivas.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 19/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios continua se destacando na vacinação no Maranhão.

A Secretaria de Saúde tem investido em estratégias para alcançar o maior público possível.

Dos 217 municípios do Maranhão, Vila Nova dos Martírios está em 16° lugar como município que mais imunizou contra a Covid-19 e em 12° lugar como município que mais aplicou doses da vacina da gripe no estado.

Vila Nova dos Martírios também está liderando na Regional de Saúde de Açailândia, ficando em primeiro lugar na imunização contra a Covid-19 e Gripe entre os municípios da região.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 28/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde, Lana Amaral firma novas parcerias para o Município

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Vila Nova dos Martírios-MA, Lana Amaral, a Secretária Municipal de Saúde de Cidelândia Maria do Socorro Costa é a Secretária Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca, reunira-se com a Secretária de Estado da Mulher do Maranhão Nayra Monteiro e a Chefe de Departamento de Gestão e Articulação da Secretária de Estado da Mulher do Maranhão Antonieta Lago , para alinhamento de políticas para as mulheres assegurando a todas as mulheres o poder de decisão sobre suas vidas.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Arraiá de Vacinação imuniza 394 vilanovenses

A Campanha da Secretaria de Saúde "Arraiá da Vacinação de Vila Nova dos Martírios" foi um sucesso, com 394 pessoas imunizadas contra a Covid-19 em um único dia. Se uniram para realizar esse evento, as equipes de saúde das duas Unidades Básicas de Saúde da sede do Munícipio e equipe da Administração. #PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde, Lana Amaral busca parcerias para combate a Covid-19

A Secretária Municipal de Saúde de Vila Nova dos Martírios Lana Amaral, Secretária Municipal de Saúde de Cidelândia Maria do Socorro Costa, Secretária Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca, reuniu na tarde do dia 21 de junho com a Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretária Estadual de Saúde do Maranhão, para alinhamento das ações de saúde para melhoria da oferta da vacinação contra COVID-19.

#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vila Nova dos Martírios elege Secretaria de Saúde Lana Amaral em Chapa do COSEMS/MA

Secretários Municipais de Saúde do Maranhão elegeram nesta segunda-feira (21), em Assembleia Geral a chapa "Unidos pelo SUS", composta por 55 Gestores Municipais de Saúde do Maranhão, passa a ocupar o cargo Suplente do Vice -Presidente da Regional de Saúde de Açailândia do COSEMS/MA a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Vila Nova dos Martírios-MA, Lana Amaral Nunes Vieira para o biênio 2021-2023. A posse dos eleitos ocorreu logo após a eleição.

#Saúde 15/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Secretária de Saúde, Lana Amaral, esteve no Povoado Marcilino em uma ação de vacinação da Covid-19 e da gripe.

A Secretária de Saúde, Lana Amaral, esteve em uma ação de vacinação da segunda dose da Covid-19 e de gripe, no Povoado Marcilinho que fica localizado na divisa do Município de Vila Nova dos Martírios com o Município de São Pedro da Água Branca.

"Estamos indo até os idosos, principalmente os que moram nos povoados, para fazer a vacinação da Covid-19. É uma forma de garantir o alcance de vacinação dessa faixa etária que por muitas vezes se encontra debilitada em casa" comenta Lana Amaral.

A visita foi acompanhada pela Coordenadora de imunização, Maria Margareth Albuquerque Lima, e a Agente Comunitária de Saúde da área, Leiliane Santana Rocha Silva. As carteiras de vacinação foram atualizadas com as doses necessárias que estavam em falta de cada paciente.

Essa é mais uma ação da Secretaria de Saúde para conseguir alcançar todos os vilanovenses nas vacinações, principalmente a de Covid-19 que e o alvo nesta campanha. A vacinação é um importante instrumento no combate às doenças e salva vidas.

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza ultrassonografias na Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda.

A Secretária de Saúde, Lana Amaral, acompanha durante esta segunda-feira (07) o atendimento de pacientes encaminhados para a realização de exames de ultrassonografias de rotina, tais como: ultrassonografia de gestantes; transvaginal; verificação de pedra na vinícola; garganta; abdome total, entre outros. Os exames são realizados na Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda.

O médico Radiologista, Longhime José Rego Mota, atende os pacientes duas vezes por mês no próprio município, evitando assim exposição ao vírus da Covid -19 durante o deslocamento e atendimento desses pacientes em outras cidades. Todos os resultados dos exames realizados são disponibilizados na Secretaria de Saúde aos pacientes uma semana depois do atendimento.

A secretária Lana Amaral destaca que "esse atendimento quinzenal aos vilanoveses foi um salto na qualidade de vida. Os pacientes são atendidos com mais agilidade, tanto no exame quanto no retorno ao médico, e tudo isso com total segurança".

#PorUmaVilaNovaMelhor

#Saúde 26/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios realiza exames preventivos em mulheres do Povoado de Curvelâdia.

Nesta quarta-feira (26) a Secretária de Saúde, Lana Amaral, esteve no Povoado de Curvelândia auxiliando no mutirão de exames de prevenção do câncer do colo do útero realizados em mulheres com faixa etária entre 18 a 90 anos. O Papanicolau é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório. Seu principal objetivo é detectar no início o câncer do colo do útero que tem alta taxa de cura quando é descoberto em sua fase inicial.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente uma mulher morre a cada 60 minutos no Brasil vítima do câncer do colo do útero. São 16.370 mil novos casos e 8.079 mortes a cada ano, sendo o 3º câncer mais comum entre mulheres no nosso país.

A Secretária Lana Amaral destaca que "A Secretaria de Saúde de Vila Nova preparou uma equipe técnica para atender todas as mulheres do Município e fazer todos os exames de rotinas e especializados mesmo fora do mutirão. Estamos acolhendo, prevenindo e tratando as mulheres de Vila Nova dos Martírios. Nosso objetivo é minimizar o máximo possível as taxas de mortalidade de mulheres no município e vamos fazer esse mutirão nos demais povoados da cidade também. Pedimos a todas as mulheres para irem no seu Posto de Saúde, procure atendimento, pois temos toda uma rede de atendimento pronto para recebe-las".

#Saúde 23/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios participa de Reunião na Policlínica de Açailândia

A Secretária de Saúde Lana Amaral esteve com sua equipe técnica em uma reunião com a Equipe do Estado na Policlínica do Município de Açailândia. Estiveram na reunião os Secretários de Saúde dos Municípios de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Itinga do Maranhão, Buriticupu, São Pedro da Água Branca, Cidelândia, São Francisco do Brejão e o Diretor da Policlínica, José Neto.

Os responsáveis de cada município pelos setores de Tratamento Fora de Domicilio (TFD), Regulação de Pacientes e Coordenação da Atenção Básica, também foram convidados. As representantes de Vila Nova dos Martírios desses respectivos setores: Rayka Menezes, Andréia Dutra, e Dulcineia Borges pontuaram as necessidades especificas na área de saúde de Vila Nova dos Martírios.

A Equipe do Estado da Saúde falou sobre a regulação dos pacientes encaminhados para atendimento na Policlínica de Açailândia, onde também se localiza a sede do Polo de Atendimento de Saúde da Região. As especialidades fornecidas atualmente pela Policíclica aos pacientes são: ginecologista, pediatria, cardiologista, urologista, dermatologista, nutricionista, psicólogo e fonoaudióloga, além de outras especialidades.

O Prefeito de Vila Nova dos Martírios, Jorge Viera, acompanha de perto os investimentos em insumos e capacitação de pessoal para o melhor atendimento da população vilanovense. Com essa presença, o município ganha celeridade em todos os processos, começando quando o paciente da entrada nas Unidades Básicas de Saúde até o atendimento de cirurgias em especialidades for do Município.

"Estamos fazendo o possível para ajudar a melhorar a saúde de Vila Nova dos Martírios. Por meio de ações e parcerias, o município vem ampliando sua oferta na rede de saúde, buscando garantir aos vilanovenses um atendimento ágil e de qualidade" destacou o prefeito.

#PorUmaVilaNovaMelho

www.vilanovadosmartirios.ma.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 09:46:01