Uma parceria entre a prefeitura de Vila Nova dos Martírios, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e a Alta Genética garantiu o melhoramento genético para o agricultor familiar desenvolver o rebanho bovino de corte e leite.
Na quinta-feira (24), foi lançado o Programa Mais Agricultura que busca favorecer ao produtor do campo melhores condições para alavancar sua renda e garantir produto de qualidade. Por conta da pandemia da covid-19, apenas agricultores e pecuaristas foram convidados para o momento. Estiveram presentes ainda o proprietário da fazenda que sediou o evento, o senhor Gerson, secretários municipais e vereadores da Região, representantes do Banco do Nordeste, UemaSul, Técnicos do Programa Mais Assistência, Presidentes de Coorperativas da Região, entre outras autoridades.
O prefeito Jorge Vieira agradeceu a parceria e destacou a importância de desenvolver a agricultura da cidade
"Programas como esse melhoram a vida do nosso povo de Vila Nova. Essa parceria com certeza vai trazer uma melhoria para nosso produtor que precisa de ajuda para se desenvolver" destacou o prefeito.
O secretário da Sagrima, Sergio Delmiro, ressaltou que o acordo de cooperação foi muito bem recebido pela Secretaria desde que a CONAFER entrou em contato falando do Mais Pecuária. "O programa se encaixa muito bem com as atividades que nós já estamos desenvolvendo, principalmente junto aos agropecuaristas que querem melhorar o seu rebanho, exatamente por isso, parcerias como essa que trazem tecnologia, aumento da produção e da renda dos agropecuaristas familiares, fazem a diferença e são muito bem-vindas", ressaltou.
Programa Mais Pecuária Brasil
O programa Mais Pecuária Brasil é um programa de melhoramento genético destinado aos agropecuaristas familiares e foi criado para promover o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite. A execução do programa no estado será feita por meio de parceria entre a Sagrima, CONAFER, prefeituras e secretarias municipais.
No Maranhão, além de Vila Nova dos Martírios e Zé Doca, também serão contemplados os municípios de São Francisco do Brejão, Cidelândia, João Lisboa, Imperatriz, Açailândia, Amarante do Maranhão, Santa Luzia, Grajaú, Bom Jardim, Buriticupu e Barra do Corda. Os produtores terão apoio técnico e acompanhamento Pela Sagrima e municípios; as doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER.