11-NOV-2021

Equipe da Secretaria de Saúde participa de capacitação na cidade de Imperatriz

#Saúde POR NILSU 11 DE NOVEMBRO DE 2021

Nos dias 09 e 10 aconteceu, no município de Imperatriz, uma capacitação do Programa Previne Brasil com os municípios que compõem as Regionais de Saúde de Imperatriz e Açailândia. A Capacitação foi ministrada pelos Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, no auditório da Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Participaram do momento a Coordenadora da Atenção Básica, Dulcinea Borges; a enfermeira da UBS Saúde da Família, Diana Divino; a Agente Comunitária de Saúde, Raimunda Nonata Silva Souza e o responsável pela Sistema de Informação, Dione Sousa.

O programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde -APS, e foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Ele leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal. A capitação ponderada: cadastro de pessoas, pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

A Secretaria de Saúde Lana Amaral reitera a necessidade de capacitação dos servidores: "Estamos trabalhando todos os dias para que a saúde do nosso município melhore, e para isso os nossos profissionais têm que estar capacitados para atender nossos munícipes e saber trabalhar com todos os programas para que consigamos bater todas as metas de saúde propostas pelos governos Estaduais e Federais, como já estamos fazendo desde o início da gestão Jorge Vieira".

A capacitação tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.

#PorUmaVilaNovaMelhor