17-FEV-2022

Secretaria de Saúde realiza roda de conversa com gravidas para o Pré-Natal Odontológico

#Saúde POR NILSU 17 DE FEVEREIRO DE 2022

Nesta quinta-feira (17), aconteceu uma roda de conversa com as gestantes que são acompanhadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde de Vila Nova dos Martírios. O tema do encontro "Pré-Natal Odontológico" teve como objetivo falar do acompanhamento que a gestante precisa fazer com o dentista para evitar que problemas de saúde bucal, já instalados, se agravem. Essa assistência também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças.

A ação ocorreu no Posto Saúde da Família. Na ocasião, a Coordenadora da Atenção Básica, Dulcineia Borges, e a enfermeira, Myrceia Pereira, falaram dos cuidados que devem ser tomados durante a gestação, em especial com a higiene bucal.

A Secretária de Saúde, Lana Amaral, dentista por formação, falou da importância do atendimento odontológico na gestação. "Durante a gestação, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças como infecções nas gengivas e cáries. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer".

As gestantes receberam avaliação e orientação odontológica com a Dra. Lorena Leite, dentista que atende no Posto Saúde da Família. As mães ainda receberam brindes, concorreram a prêmios e ao final foi servido um lanche.

O prefeito Jorge Viera destaca a atenção da prefeitura em todas as áreas. "Todos os dias temos vitórias nesta gestão. É uma roda de conversa aqui, uma reforma ali. Todo dia tem um pouquinho acontecendo e é assim que estamos transformando Vila Nova, com trabalho todo dia e em todas as áreas".

#porumavilanovamelhor