Nesta quinta-feira (24), a Secretaria de Educação (SEMED) e a Escola Municipal Paulo Lopes da Rocha promoveram um encontro para apresentar o Projeto Trilhos da Alfabetização. Participaram do momento a secretária de Educação, Geovannya Viana, alunos e seus familiares, a técnica pedagógica do projeto em Vila Nova dos Martírios, Gildeane Pereira; coordenadores pedagógicos da SEMED, equipe da Escola Paulo Lopes da Rocha e as técnicas pedagógicas da Fundação Getúlio Vargas e Projeto Trilhos da Alfabetização Antonita, Renilda e Kézia.
A Secretária de Educação, Geovannya Viana, comenta sobre a importância da comunidade escolar esta entrosada para benefício do aluno "O objetivo é promover um momento de interação com as famílias e, assim, apresentar o projeto Trilhos da Alfabetização, fazendo-as refletir sobre a importância da participação da família na escola e a relevância do projeto para o processo de alfabetização".
O Projeto Trilhos da Alfabetização está presente em 24 municípios maranhenses que participam do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), tendo como objetivo contribuir para que as crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental tenham o seu direito à aprendizagem garantida. Os materiais e ações educativas ofertados pelo projeto adota uma abordagem pedagógica que parte dos saberes das crianças, o respeito à diversidade na perspectiva do letramento cultural e alfabetização dos estudantes.
As professoras da escola realizaram uma amostragem cultural com a dança das quebradeiras de coco e ainda teve recitação de poesia autoral da professora Luziene, que encerrou a noite com sua criação literária falando da cultura e história do nosso município.
#PorUmaVilaNovaMelhor