O Secretário de Agricultura, Paulo de Almeida, se reuniu com a equipe técnica da prefeitura, com o representante dos produtores rurais, Antônio Ramos dos Santos, os cooperados da COAFES, Raimundo Nonato Trajano e Wivanilson Guimarães, no Comitê Gestor Municipal da Bovinocultura de leite, Cerrado Amazônico, para tratar de assuntos relativos ao Plano de Ação Territorial (PAT), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial - PRODETER do Bando do Nordeste. Essa é a Reunião do Segundo Trimestre do Comitê que tem como objetivo a apresentação do PRODETER para articular planejamento e novas ações para bovinocultura de leite no município.
O PRODETER é um programa dentro do Banco do Nordeste que engloba parceiros como: Agerp, Senar, Sebrae que articula junto ao município todos os parceiros que trabalham em determinada cadeia produtiva. Em uma reunião em 2019, foi escolhido no orçamento de ação desse programa do Cerrado Amazônico que engloba Vila Nova dos Martírios e a bovinocultura de leite para receber investimentos para se desenvolver na região.
"O Secretário Paulo, coordenador do programa, e o Banco do Nordeste auxiliam na monitoração e articulação. Então o programa é um programa do banco, mas a gente deixa os debates para os parceiros, o banco não quer ser protagonista do programa PRODETER. É o que a gente precisa dentro desse programa, que as pessoas se articulem para resolver alguns problemas que estão impedindo que a cadeia produtiva do leite se desenvolva. O Banco do Nordeste por ser um Banco de desenvolvimento ele obviamente se preocupa com adimplência, mas o que faz o banco existir é o desenvolvimento, então o resultado que a gente quer apresentar depois é justamente o desenvolvimento que aquele produtor fez na sua propriedade e por isso estamos tentando trabalhar a produtividade", comenta Gustavo Lira.
#PorUmaVilaNovaMelhor