Nossa homenagem hoje vai para o carteiro Washington Neves de Oliveira, carteiro há 9 anos, e atende a nossa população vilanovense com dedicação e responsabilidade.
O Dia do Carteiro
O Dia do Carteiro é comemorado anualmente no dia 25 de janeiro.
Nossa homenagem hoje vai para o carteiro Washington Neves de Oliveira, carteiro há 9 anos, e atende a nossa população vilanovense com dedicação e responsabilidade desde o ano de 2014.
Nosso reconhecimento e agradecimento se estende a toda a equipe da agência dos Correios de Vila Nova dos Martírios.
Hoje, as mensagens eletrônicas acabam suprindo grande parte das cartas convencionais. Apesar disso, o trabalho do carteiro continua sendo indispensável na nossa sociedade.
Origem da comemoração
O Dia do Carteiro é celebrado nesta data porque no dia 25 de janeiro de 1663 foi criado o cargo de Correio-mor da Monarquia Portuguesa no Brasil.
Luiz Gomes da Matta comprou do rei Felipe II o cargo de Correio-mor em 1606. Assim, era de sua responsabilidade todas as mensagens escritas emitidas pela Corte.
Mais tarde, em 25 de janeiro de 1663, seu neto seria nomeado o primeiro Correio-mor do Mar e teria a incumbência de cuidar da troca de correspondências entre as colônias e a Corte portuguesa.
Os mensageiros seriam de fundamental importância na história do Brasil. Basta lembrar que foi um "carteiro", Paulo Bregaro, que entregou as correspondências que acabaram decidindo a proclamação da independência do Brasil por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822.
Paulo Bregaro, por esse motivo, tornou-se o patrono do Correios.
Atualmente, são mais de 56 mil carteiros trabalhando na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.