Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios participou de um encontro, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís- MA.
INQUÉRITO VACINAL DE CRIANÇAS NASCIDAS EM 2017-18
Vila Nova dos Martírios participa de evento de análise do estudo sobre cobertura vacinal de crianças
Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios participou de um encontro, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís, para discutir os resultados do inquérito sobre a cobertura vacinal de crianças nascidas em 2017-2018 realizado em 19 Estados e no Distrito Federal.
O evento contou com a presença dos gestores das 19 regionais de saúde, coordenadores da Atenção Primária e de Imunização de municípios do Maranhão, sendo que Maria Margareth Albuquerque, da Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, representou Vila Nova dos Martírios.
De acordo com ela, os dados apresentados destacam a necessidade urgente de executar ações para ampliar a cobertura vacinal de crianças em nosso município. "Foi uma oportunidade preciosa para conhecermos os dados de cobertura vacinal por região e compararmos com a nossa realidade local. Esses dados nos dão as diretrizes corretas para desenvolvermos práticas mais efetivas e medidas a serem tomadas para ampliarmos a imunização dos nossos usuários", disse Margareth.
A pesquisa teve como objetivo estimar a cobertura do esquema previsto no calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) aplicadas até 24 meses em crianças nascidas em 2017 e 2018, residentes nas áreas urbanas das capitais brasileiras, do Distrito Federal e de 12 municípios com mais de 180 mil habitantes.
Durante a coleta de dados, foram obtidas informações sobre as vacinas BCG, Hepatite B, Poliomielite, Pentavalente, Rotavírus humano, Febre amarela, Meningocócica Conjugada C, Pneumococo conjugado 10 Valente, Influenza, Hepatite A, Tríplice Viral, Varicela e reforço para DPT e Poliomielite, mediante análise da caderneta de vacinação.
Ao todo foram realizadas 40.500 entrevistas: 1.350 somente no Maranhão - 900 em São Luís e 450 em Imperatriz.
A Secretaria de Saúde tem se destacado nos índices de cobertura vacinal por meio das campanhas realizadas sob liderança da primeira-dama e secretária de Saúde, Lanna Amaral. Ela ressalta que há um contínuo desafio de alcançar todas as crianças e realizar a devida imunização para cada faixa etária específica. "Nos últimos anos, em todo o país, houve um agravamento causado pelo descuido de alguns pais e responsáveis, o que resultou no déficit da cobertura vacinal em crianças de até 6 anos. Por isso, estamos intensificando as campanhas de vacinação em todo o município para garantirmos bons resultados nos índices de saúde", concluiu Lanna Amaral.
#vilanovadosmartirios #vilanova #imunização #