24-FEV-2023

Na quinta-feira (16), aconteceu a 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, liderada por Leandro Nunes

Foram compartilhados dados sobre os domicílios e pessoas recenseadas no município, e ficou evidente a preocupação com o alto índice de domicílios que se recusaram a responder.

#vilanovadosmartirios POR ASSESSOR 24 DE FEVEREIRO DE 2023

3ª Reunião de Planejamento

Coordenação do IBGE realiza a 3ª reunião de planejamento e acompanhamento do CENSO 2022 - REPAC

Na quinta-feira (16), foi realizada a 3ª REPAC (Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo), liderada por Leandro Nunes Sampaio, coordenador de área do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e Carla Belfort, coordenadora de subárea, no Centro Administrativo Jorge Vieira da Silva.

Durante a reunião, os dados apurados de pessoas e domicílios recenseados no município foram compartilhados, e o número de domicílios que recusaram responder o questionário dos recenseadores causou grande preocupação entre os presentes. Dos 3.290 domicílios visitados, 209 recusaram (além dos domicílios de uso ocupacional), resultando em um índice de mais de 5%, bem acima do índice estadual (1,45%). Para tentar minimizar esse problema, foi acertada a realização de um trabalho de supervisão nos próximos dias.

Na reunião, estiveram presentes Osiel Trindade, chefe de gabinete do Prefeito Jorge Vieira, Wender Pinto, coordenador da Guarda-Municipal; Luana da Silva, da secretaria de infraestrutura; Rodrigo, da secretaria de meio ambiente; além de representantes da secretaria de agricultura.

O preenchimento dos questionários tem uma estimativa de tempo médio de 5 minutos para o básico e 14 minutos para o ampliado.

Osiel Trindade, chefe de gabinete do prefeito Jorge Vieira, manifestou sua preocupação com o número alto de moradores que se recusaram a responder: "Estamos acompanhando de perto o trabalho do IBGE nesta etapa, para evitar que o município seja prejudicado".

A previsão é de que até abril os resultados definitivos estejam disponíveis, e a gestão municipal trabalha para garantir que os dados não tenham falhas, evitando assim as penalizações quanto aos repasses de recursos.

#IBGE

#Censo2022