NOTÍCIAS

17-JUL-2023

Teste do Olhinho chega a Vila Nova dos Martírios: Um marco na saúde ocular infantil

O exame preventivo agora está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, graças ao programa de Atenção Integral da Saúde da Criança e do Adolescente.

#Saúde POR ASSESSOR 17 DE JULHO DE 2023

Enfermeia realizando o teste do olhinho em um recém-nascido na Unidade Básica de Saúde de Vila Nova dos Martírios - uma grande conquista para a saúde infantil no município.

A população de Vila Nova dos Martírios tem um excelente motivo para comemorar: a implementação do Teste do Olhinho, ou teste do reflexo vermelho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde, através do programa de Atenção Integral da Saúde da Criança e do Adolescente.

Para que o projeto se concretizasse, uma equipe da Secretaria de Saúde de Vila Nova dos Martírios se dedicou a um treinamento rigoroso promovido pelo Departamento de Atenção à Saúde da Criança (DASCA). Agora, o município está equipado para realizar esse exame tão importante na prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares em recém-nascidos.

Mas, afinal, o que é o Teste do Olhinho? É um exame simples, rápido e indolor, realizado pelo pediatra ou enfermeiro com o auxílio de um aparelho chamado oftalmoscópio. O objetivo é observar o reflexo que vem das pupilas do bebê, o que permite verificar a saúde ocular do pequeno paciente.

A realização do exame requer um ambiente escuro e a participação de um cuidador, que irá segurar delicadamente a cabeça do bebê. O oftalmoscópio é então posicionado a cerca de 30 cm de distância de cada olho do recém-nascido, e o reflexo vermelho deve ser facilmente visualizado de forma homogênea e simétrica em ambos os olhos.

O teste é recomendado na primeira semana de vida do bebê e deve ser repetido aos 3 meses, 6 meses, 1 ano e 2 anos. Todos os resultados são devidamente registrados na caderneta de saúde da criança, possibilitando um acompanhamento contínuo de sua saúde ocular.

A Secretária de Saúde, Dra. Lana Amaral, destaca a importância do Teste do Olhinho: "é de extrema relevância na prevenção de possíveis problemas visuais que os recém-nascidos possam desenvolver", ressalta.

Este é um importante passo para a saúde dos pequenos moradores de Vila Nova dos Martírios, que agora contam com mais essa estratégia de cuidado preventivo. Porque saúde se faz com amor!

#testedeolhinhovilanovadosmartirios #saúdeinfantilvilanovadosmartirios #prefeituravilanovadosmartirios #atençãointegralvilanovadosmartirios #saúdeocularvilanovadosmartirios #saúdedacriançavilanovadosmartirios #saúdedoadoscentevilanovadosmartirios #vilanovadosmartirios #ubsvilanovadosmartirios #saúdepublicavilanovadosmartirios

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#vilanovadosmartirios Há 29 dia(s)

Parceria de Sucesso: Suzano e Prefeitura de Vila Nova dos Martírios Lançam Cursos de Capacitação Profissional.

Aulas de Operador de Máquinas e Mecânica Geral preparam moradores para o mercado de trabalho em um ambiente prático e teórico.

#vilanovadosmartirios Há 31 dia(s)

Impulsionando o Empreendedorismo: Oficina de Marketing Digital para Redes Sociais em Vila Nova dos Martírios.

Capacitação e inovação digital: como a Prefeitura e o SEBRAE estão transformando o ambiente de negócios local.

#vilanovadosmartirios Há 32 dia(s)

Revitalização e Compromisso: Prefeitura de Vila Nova dos Martírios Realiza Mutirão de Limpeza no Bairro São Geraldo.

Iniciativa intensiva de limpeza e manutenção promove melhorias significativas e aumenta a qualidade de vida urbana.

#vilanovadosmartirios Há 34 dia(s)

Reinauguração do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Penha: Um Marco na Saúde de Vila Nova dos Martírios.

Celebrando um novo amanhecer no atendimento à saúde com instalações modernizadas e serviços ampliados.

#vilanovadosmartirios Há 34 dia(s)

Capacitação e Oportunidade: Cursos Profissionalizantes Transformam Vidas em Vila Nova dos Martírios

Descubra como a Prefeitura de Vila Nova dos Martírios, em parceria com o Instituto Olhar Jovem, está capacitando jovens para o mercado de trabalho.

#vilanovadosmartirios Há 37 dia(s)

Refletindo e Agindo no Dia Mundial da Água: Compromisso de Vila Nova dos Martírios com a Sustentabilidade Hídrica

Como a conscientização e ações locais podem liderar a preservação do recurso mais vital do planeta.

#vilanovadosmartirios Há 37 dia(s)

Feirinha do Agricultor em Vila Nova dos Martírios: Apoio à Agricultura Local e Crescimento de Nossa Cidade.

Um Encontro com os Agricultores Locais: Como a Feirinha do Agricultor Está Transformando a Economia e o Espírito de Vila Nova dos Martírios.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito