Aconteceu nessa quarta-feira (18) a primeira dose de imunização da Covid-19 com a vacina da Pfizer para todos os vilanovenses a partir de 12 anos de idade, no Posto Saúde da Família. Esta vacinação contou com a colaboração da equipe da Secretaria de Saúde do Estado, que veio ao município para fazer treinamento, busca ativa dos pacientes que ainda não tomaram a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 e auxiliar no atendimento da imunização desde dia "D" de vacinação.
A Coordenadora de Imunização, Maria Margareth Albuquerque de Lima, explica sobre a necessidade da vacinação.
"Quando a pessoa é imunizada com a primeira dose de vacina, independente de qual seja o laboratório, o paciente não deixa de proliferar o vírus, mas já reduz e muito os riscos de se contaminar com a Covid-9, e caso seja contaminado, os sintomas serão de formas muito leves. Tomando a segunda dose fica mais seguro ainda, caindo drasticamente a possibilidade de contaminação, sintomas e mortalidade pelo coronavírus".
A secretária de Saúde de Vila Nova, Lana Amaral, completa:
"É muito importante essas ações feitas no município, só assim conseguimos alcançar esses números tão expressivos como esse de hoje. Aplicar 328 doses de vacina, são 328 pessoas protegidas contra essa doença. Somente dessa forma que estamos conseguindo proteger nossa população e voltar a normalização do município. Eu agradeço muito a colaboração de toda a equipe que sempre se esforça bastante para alcançar os melhores índices de imunização na Regional de Saúde e melhorar a vida dos vilanovenses no que diz a respeito à saúde".