Aconteceu nessa quinta-feira (19), na fazenda Serra Azul, de propriedade do Seu Luiz Souza Rocha, o terceiro dia da capacitação em inseminação artificial. Estiveram presente Andreia Amorim, Secretária adjunta de Agricultura e Pecuária, o Prefeito Jorge Vieira e o Secretário de Agricultura de Vila Nova dos Martírios, Paulo Almeida.
A Secretária Andreia Amorim ressalta que "Essa capacitação é de suma importância para o desenvolvimento da cadeia leiteira dos municípios da região, dando ênfase no atendimento aos produtores familiares".
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) realiza o programa Mais Assistência, na qual desenvolve o Programa Mais Pecuária em parceria com a Alta Genetics, a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais -CONAFER e os municípios parceiros.
"O pequeno agricultor tem um papel muito importante na economia dos municípios e ficamos muito felizes com essa parceria entre Vila Nova dos Martírios, o Estado, através da Sagrima e a CONAFER. Estamos trabalhando para desenvolver nossa bacia do leite para desenvolver economicamente nosso município" completa o Prefeito Jorge Vieira.
A capacitação de inseminação artificial tem como finalidade melhorar geneticamente o rebanho leiteiro da região com as raças Girolando e Holandês que está em expansão na região. O curso foi realizado em três dias, sendo dois teóricos no município de Imperatriz e um dia de prática no município de Vila Nova dos Martírios. Participam técnicos agrícolas dos municípios de Buriticupu; Barra do Corda; Santa Luzia; Grajau; Cidelândia; Vila Nova dos Martírios e o Povoado de Coquelândia, representado Imperatriz.
As aulas foram ministradas pelos veterinários Reginaldo Santos, consultor da Alta Genetics, e Isabella chaves, Técnica da CONAFER.