A Secretaria de Assistência Social realizou, nesta sexta-feira (27), uma roda de conversa acompanhada de um café da manhã com as mulheres atendidas pelos programas da rede. Com o tema: "Em briga de marido e mulher, se mete a colher, sim". Na ocasião, a equipe multidisciplinar da Assistência Social ensinou como se protege e denuncia, além de explicar mais sobre os tipos de violência. A equipe é composta por psicólogas, Assistentes Sociais e uma enfermeira, convidada para falar sobre violência doméstica.
A origem de violências contra as mulheres tem raízes na crendice histórica que a mulher desempenha um papel secundário na sociedade. Para coibir esses pensamentos e práticas, que foi sancionado a Lei n° 14.149 de 2021, conhecida como Lei Maria da penha. Esta Lei criou mecanismos legais para a prevenção e o combate às categorias de violências sofridas pelas mulheres, onde os mais comuns e que consta na lei, são: violência física; psicológica; patrimonial; sexual e moral.
Todas as mulheres tiveram oportunidade de fazer relatos pessoais de violências sofridas por elas ou por outras mulheres. Foi ressaltada durante o momento sobre a importância do compromisso social de todos denunciarem as violências sofridas pelas mulheres e educar crianças e adultos, de modo a construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Em casos de qualquer tipo de violência, denuncie, ligue no número 180 ou ainda no número da Polícia Militar que é 190. Caso você não puder ligar ou se sentir mais à vontade em conversar com alguém que mantenha essa conversa em sigilo e vai ter a sensibilidade de acolher e tomar as providências cabíveis, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social. A equipe está capacidade para o atendimento.