A Secretaria de Meio Ambiente realiza, nesta manhã de terça-feira (21), o lançamento do Programa Agente Jovem Ambiental -AJA, em comemoração ao Dia da Árvore. A solenidade contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente Manoel Bonfim, a Assessora da Secretaria Estadual de Articulação Política Públicas -SECAP Maura Barroso, representando o Governo do Estado, o diretor do Meio Ambiente Jailson Sousa Sobrinho, e o engenheiro ambiental Cristiano Sousa de Paula. Alunos da rede municipal e estadual do município também participaram da ação.
O Programa Agente Jovem Ambiental conta com 2 mil vagas para jovens residentes no Estado do Maranhão que possuam entre 16 e 21 anos, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública, além de conceder auxílio financeiro de R$ 250,00 mensais para participação nas atividades de promoção de ações ambientais em espaços públicos, conforme o Artigo 7º da Lei 11.425/2021.
Na ocasião, foi apresentado o jovem Mateus Osiel da Conceição Trindade, que recebeu das mãos da Assessora do Estado o cheque da primeira parcela do auxílio financeiro, um colete para executar as ações e algumas outras orientações. Esse programa visa capacitar os jovens para desenvolver políticas públicas e todas as ações relacionadas à educação ambiental, fazendo com que a inclusão social e ambiental dos jovens seja garantida no município e Estado, trabalhando diretamente na comunidade a qual eles pertencem, proporcionando união dessas pessoas através desses agentes multiplicadores.
"Nada melhor que falar sobre proteção da natureza e efetuar ações concretas como plantar árvores, implantar o Agente Jovem Ambiental e incentivar esses jovens tanto hoje, que é o dia da árvore, como todos os outros dias. E fazer isso com essa garotada com compromisso de fazer o melhor para nosso meio ambiente" finaliza Monoel Bonfim.
"Estamos fazendo cidadania, com pessoas comprometidas com Meio Ambiente, com a comunidade e com a sociedade. É importante falar sobre cuidar com os jovens, pois são os jovens que vão deixar o legado para a sociedade futura, para seus filhos e seus netos, pois a cidade que queremos, o Estado e o país que queremos ter começa agora. Muitas vezes não colhemos o fruto daquilo que plantamos, mas as gerações futuras sim e isso é mais importante" comenta Maura Barroso, assessora da SECAP.
#PorUmaVilaNovaMelhor