Na última sexta-feira (10), aconteceu o 1º Concurso de Poesias da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. O projeto com estudantes do 5º ano foi resultado de um trabalho desenvolvido por meio de oficinas de leitura e escrita, sucedidas na Olímpiada de Língua Portuguesa. O objetivo do concurso é incentivar a produção literária e a valorizar o lugar de fala dos discentes.
O tema escolhido, "O lugar onde vivo", faz parte da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o futuro, concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas promovido pelo Ministério da Educação. Os poemas dos alunos e alunas contemplam seus lugares no mundo de forma a valorizar o local onde vivem.
O projeto foi desenvolvido pela professora Gildeane Pereira, juntamente com a Escola Duque de Caxias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, os alunos puderam recitar suas poesias para uma banca de jurados que avaliou o desempenho dos alunos na produção escrita e desenvoltura no recital dos poemas.
A Secretária de Educação, Geovannya Viana, pontua que "Vila Nova tem avançado no mapeamento de talentos na área das artes e expressão literária, e vejo que esse projeto marca o início desse processo que será ampliado no próximo ano para as demais escolas e demais áreas de conhecimento".
Os sete alunos do 5° ano selecionados como melhores poesias, foram: Samuel Alves; Arthur Lima; Gustavo Ferreira; Felipe Barbosa; Annayza Ferreira; Sophia Divino e Pedro Philipp. Os quatro últimos nomes foram os ganhadores. Todos os alunos levaram para casa um quadro com sua poesia impressa e um valor em dinheiro.
#PorUmaVilaNovaMelhor