O dia 1º de dezembro foi instituído em 1987 como o "Dia Mundial de Luta Contra a Aids", com apoio da Organização das Nações Unidas -ONU. A data tem o objetivo de sensibilizar, celebrar a memória dos que morreram em decorrência da doença e comemorar vitórias como o acesso a serviços de tratamento e prevenção disponíveis.
Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids -UNAIDS, o número de pessoas portadoras do vírus HIV até 2015 no mundo está em torno de 36,7 milhões. No Brasil, são cerca de 610 mil diagnosticados.
No recente relatório apresentado pela UNAIDS, há maior vulnerabilidade para mulheres com idades entre 15 e 24 anos.
Já os homens, há predomínio de contágio por HIV mais tarde, entre 25 e 49 anos, sendo que 50% dos contágios ocorrem na faixa entre 30 e 49 anos. Em comparação com as mulheres, os homens em média ficam sabendo que são portadores do vírus HIV muito mais tarde, impactando no início do tratamento e, por consequência, dando continuidade ao ciclo de novos contágios.
A UNAIDS informa que o Brasil, que atualmente tem uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral -TARV, entre os países de baixa e média renda, foi um dos primeiros a proporcionar tratamento gratuito para as pessoas que viviam com a doença através do Sistema Único de Saúde -SUS desde 1996.
A Prefeitura de Vila Nova dos Martírios sabe da necessidade de uma constante prevenção é tratamento contara a HIV/Aids. O relatório da UNAIDS informa que, atualmente, em torno de 18,2 milhões de pessoas têm acesso ao tratamento do HIV. Com essas ações foi possível observar o aumento da expectativa de vida das pessoas infectadas. Por isso, não perca tempo, vá a Unidade de Saúde mais próximo da sua casa e faça o teste, pegue de forma gratuita preservativos femininos e masculinos para prevenção.
#PorUmaVilaNovaMelhor